domingo, maio 18, 2014

Com Blitz de conscientização, Itaú realiza ação contra o abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste domingo (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data busca mobilizar e informar a sociedade
sobre o direito de toda criança e adolescente desenvolver sua sexualidade de maneira segura e protegida, livre de abuso e exploração sexual.


Com o objetivo de despertar na sociedade uma reflexão sobre a importância de não aceitar nenhum tipo de violência contra crianças e adolescentes, por meio da Prefeitura Municipal de Itaú-RN, diversos órgãos como a Secretaria Municipal de Assistência Social; CRAS, Conselho Tutelar e CMDCA, promoveu uma Blitz de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes durante toda sexta-feira (16).

Os representantes dos órgão visitaram os pontos considerados mais vulneráveis e sucessíveis a essa prática, apesar de serem conscientes que nenhum local da cidade, está isento da prática, através de panfletagem e o carro de som, entre eles os bairros: Felicidade, Nossa Senhora do Desterro (Parabólica) e o Bairro Nossa Senhora das Dores, passando pelo centro nas Ruas Antônio Moreira e Fausto Pinheiro, onde estava montada a Blitz de conscientização na distribuição de material educativo, como sacolas para lixo com a logomarca da campanha, botons e panfletos.

A Campanha foi declarada um sucesso, pelo fato de as pessoas ficarem curioso com o manifesto dos profissionais que abraçaram a causa, levando informação a cada lar através dos panfletos distribuídos entre os moradores da comunidade, orientando a denúncia pelo disk 100.

O Disque 100 é uma importante ferramenta para que a sociedade denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes e funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

O Disque Denúncia foi criado em 1997 por organizações não-governamentais que atuam na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes e, em 2003, passou a ser de responsabilidade do governo federal. A coordenação e execução do serviço ficou a cargo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Esse canal, conhecido por Disque 100, passou então a ser um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra crianças e adolescentes e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.




Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!