sábado, março 08, 2014

Delegacia da Mulher já registra mais de 60 casos

 Blog Cidade News ItaúOs números ainda estão longe de retratar a realidade, mas, as estatísticas dos casos registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Mossoró já dão uma dimensão da violência que atinge essa parcela da
população. Somente nos dois primeiros meses deste ano, a Deam já contabilizou mais de 60 ocorrências de ameaça e lesão.
Os dados levantados pela reportagem do jornal DE FATO junto à Delegacia da Mulher nessa sexta-feira que antecedeu o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (08), dão conta de 67 registros de ameaça e lesão nos meses de janeiro e fevereiro de 2014. As estatísticas da Especializada também mostram a ocorrência de seis estupros; além do registro de 69 Boletins de Ocorrência e a instauração de 71 inquéritos policiais nestes 58 dias do ano.
Segundo os números da Deam, em 2014 houve uma redução no registro de ameaça, lesão e estupro em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dois primeiros meses de 2013 contabilizaram 69 casos de ameaça, 55 de lesão e 15 de estupro. Só no mês de janeiro do ano anterior, a Especializada instaurou 44 inquéritos de violência doméstica. O quadro fundamenta dados da pesquisa Homicídio de Mulheres no Brasil, publicado pelo Mapa da Violência no final de 2013.
O estudo colocou Mossoró na posição de número 61, entre as 100 mais violentas do Brasil no que diz respeito à violência contra a mulher. Para a verificação dos municípios, os pesquisadores levaram em conta somente àqueles que tinham mais de 26 mil mulheres, em 2010. Assim, 577 foram estudadas. O resultado das 100 piores foi divulgado e Mossoró foi a 61º.
O levantamento observou os assassinatos registrados entre 2008 e 2010, totalizando 31 vidas perdidas.  A segunda maior cidade potiguar foi a única do Rio Grande do Norte que apareceu no ranking. A situação do estado, como um todo, foi preocupante, segundo os dados da pesquisa. No levantamento que considerou apenas as 27 capitais brasileiras, Natal ficou na posição de número 11. Já entre os estados, o RN ficou com a 17º posição.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!