sábado, março 08, 2014

Apesar de chuvas, açudes estão com índices baixos

 Blog Cidade News ItaúDepois de dois anos de seca, os principais reservatórios do estado continuam com índices preocupantes. Apesar de alguns desses reservatórios do interior do
Rio Grande do Norte terem conseguido aumentar o nível com as chuvas que caíram nas últimas semanas, a maioria continua em estado de emergência e as reservas estão na menor quantidade da década: 1,63 bilhão, de uma capacidade para acumular 4,98 bilhões.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, por exemplo, continua secando e de acordo com a última medição está com pouco mais de 32% de sua capacidade total. É o percentual mais baixo da história. Por dia, a barragem está secando 1,07 bilhão de litros d’água para abastecer 34 cidades.
A Barragem de Santa Cruz em Apodi, a segunda maior bacia hídrica do estado, tem apenas 503 milhões de metros cúbicos, menos da metade da capacidade de 1,2 bilhão, o equivalente a 47,62% da capacidade. Em Pau dos Ferros a situação volumétrica revela 4,44%. Para ter uma ideia da gravidade, os reservatórios usados pela Caern para abastecer Pau dos Ferros, Pilões, Lucrécia, Patu e Tenente Ananias no Alto Oeste já secaram.
Com volume inferior ao reservatório de Pau dos Ferros está o Caldeirão de Parelhas, no município de Parelhas, com 3,46%.
O açude de Gargalheiras em Acari também está em situação preocupante: 11,98% e o açude Itans de Caicó com 9,71%.
A situação melhora nas bacias mais próximas da faixa litorânea, onde a média histórica de chuvas é duas vezes maior que às do semiárido. De acordo com as últimas medições, a Lagoa de Extremoz está com 9 milhões de metros cúbicos (82,2%) e a do Bonfim com 53,3 milhões (63,3%).

Emparn registra chuvas no interior do RN
A empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) tem registrado o volume de chuvas no estado. Neste mês de março, dos 197 postos existentes, 47 fizeram registros.
Nas últimas 24h, as chuvas caíram em 12 municípios. De acordo com os dados da Emparn, o município de São Rafael teve o maior volume: 88,5 mm. Em Coronel João Pessoa, choveu 26mm e em Baraúna 14,9mm.
A previsão é que neste sábado nas regiões Oeste e Central predomine a condição de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas. Na faixa litorânea Leste e Agreste, a previsão é de céu claro com poucas nuvens e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.

Comitê vai se reunir com irrigantes na bacia do rio Piranhas
Técnicos em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) e membros do Comitê da Bacia do Piancó/Piranhas/Assú (CBH-PPA), vão rediscutir a utilização da água no trecho daquele manancial, bem como apresentar uma nova avaliação da situação dos açudes, de modo a assegurar o atendimento prioritário do abastecimento humano e dessedentação animal.
Na quinta-feira (12), às 9h, na Câmara Municipal da cidade de São Bento/PB, acontecerá a primeira reunião com a participação dos irrigantes, piscicultores e aquicultores das cidades daquela cidade, Paulista/PB, Jardim de Piranhas/RN e Jucurutu/RN. Já na quinta-feira (13), às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Pombal/PB, acontecerá a segunda reunião, com a participação dos irrigantes, piscicultores e aquicultores das cidades de Pombal/PB, Coremas/PB e Cajazeirinhas/PB.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!