quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Saga do caso Neymar continua: Justiça espanhola vai agora a tribunal suíço

http://imguol.com/c/esporte/2013/12/09/presidente-do-barcelona-sandro-rosell-sauda-neymar-na-chegada-do-craque-ao-time-catalao-1386585172854_300x300.jpg Após ter o seu pedido negado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para ter acesso ao contrato registrado entre Neymar e o Barcelona, a Justiça da Espanha, para conseguir os documentos, irá
recorrer ao Tribunal de Zurique, na Suíça, onde fica a sede da Fifa. Desde o início do janeiro, as autoridades espanholas iniciaram uma investigação para apurar se houve desvios na transferência do jogador brasileiro para a Catalunha. O acordo custou ao clube 86 milhões de euros ao Barça.

O Santos, porém, recebeu 17,1 milhões de euros (cerca de R$ 55 milhões) pelos direitos econômicos do jogador. Mas outros valores foram pagos e confirmados pelo clube. O pai do atleta, por exemplo, recebeu 40 milhões de euros no negócio.

A assessoria de imprensa da Audiência Nacional da Espanha, Tribunal de Justiça do país, confirmou ao UOL Esporte que irá recorrer às autoridades suíças para obter os documentos solicitados para a investigação. 

Na última quarta-feira, a Fifa informou que recebeu o pedido da Justiça da Espanha. Os documentos, porém, não foram enviados.

"A Fifa confirma que Justiça da Espanha contatou a Fifa por meio da Real Federación Española de Fútbol (RFEF) solicitando informações sobre a transferência de Neymar Da Silva Santos Junior para o Barcelona. Na sua resposta, a Fifa informou à RFEF que qualquer solicitação de informação confidencial deve ser feito por meio de cortes internacionais", informou um porta-voz da entidade.

Caso Neymar

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de "adiantamento" e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento.

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!