quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Mais uma morte com suspeita de raiva no RN

 Blog Cidade News ItaúMais um óbito com suspeita de raiva humana foi registrado no Rio Grande do Norte. Falta apenas o resultado dos exames feitos no cérebro da vítima, que residia da
região Seridó, para se confirmar ou não se a morte foi em função do vírus da raiva humana, transmitido por um animal, possivelmente sagui. Testes de laboratório estão sendo realizados pelo Laboratório Central (Lacen) para detectar se o animal estava ou não contaminado com o vírus da raiva.
Caso seja confirmado, este será o segundo caso no Rio Grande do Norte de morte humana em função do vírus da raiva. O primeiro aconteceu há poucos anos na cidade de Frutuoso Gomes, onde um senhor de 52 anos foi mordido por um morcego em morreu 55 dias depois.
Sobre o assunto, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) divulgou que está intensificando as ações de conscientização da população acerca dos riscos de se contrair a raiva através do contato com animais silvestres como saguis e macacos-prego.
Confirma que o alerta veio após a morte de uma pessoa com sintomas da doença na região da IV Unidade Regional de Saúde (Ursap), com sede em Caicó.
De acordo com o Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, o resultado dos testes sai até o final deste mês.
Segundo a subcoordenadora de Vigilância Ambiental (Suvam) da Sesap, Iraci Nestor de Souza, a vítima era um trabalhador rural que foi lesionado por um sagui.
O agricultor não teria buscado atendimento médico logo que foi feriado e somente algumas semanas após o ocorrido ele foi internado já apresentando os sintomas da doença.
“Infelizmente isso contribuiu de forma significativa para o agravamento do seu estado de saúde, vindo a falecer no último mês de janeiro”, explica Iraci.
A técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Alene Castro, destaca que no RN ainda não foram diagnosticados casos de raiva em saguis.
No entanto, há uma grande preocupação, pois se observa um aumento no registro de agressões de saguis e macacos-prego em humanos, entre 2012/2013 houve um total de 147 casos.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!