quinta-feira, outubro 24, 2013

SP sofre contra Católica, mas Ceni e Aloísio garantem vitória e vaga

O São Paulo jogou mal, mas está nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Aloísio, o Boi Bandido, não precisou aplicar voadoras nos
companheiros com dar socos no chão para ser protagonista da partida desta quarta-feira, entre São Paulo e Universidad Católica, no San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile. O atacante chamou atenção na técnica, balançou as redes duas vezes em belas jogadas e garantiu a vitória por 4 a 3 no jogo de volta das oitavas de final, que deu a classificação às quartas ao clube do Morumbi.

Como a partida de ida, na capital paulista, terminou em empate por 1 a 1, o São Paulo ganhou a classificação no resultado acumulado. O regulamento dá vantagem ao clube que marcar maior número de gols fora de casa, em caso de empate na soma dos dois confrontos.

Se no setor ofensivo Aloísio garantiu os gols, Rogério Ceni foi o grande responsável por evitar que o time treinado por Muricy Ramalho saísse o Chile após sofrer goleada. Aos 40 anos, o goleiro fez pelo menos cinco grandes defesas – quatro na primeira etapa – para garantir que o time sofresse apenas dois gols.

O São Paulo errou muito. Duas das cinco defesas de Ceni aconteceram antes dos três minutos de jogo. O zagueiro Rafael Toloi não repetiu a boa atuação que teve contra o Bahia, no último domingo, e fez péssima partida. O defensor cometeu diversos equívocos e foi o grande responsável pelas falhas. Na terceira, a Católica abriu o placar com Sosa.

Aloísio, no entanto, fez o que não se esperava. Em sua primeira jogada, arriscou de muito longe e chutou forte no travessão. Logo depois, empatou o jogo em sua melhor jogada desde que foi contratado pelo São Paulo, no início deste ano. De costas para a baliza, recebeu bom passe de Maicon na área, girou sobre a marcação e tocou por cima do goleiro, de perna esquerda, para empatar.

O empate da Católica veio em nova falha do São Paulo. Desta vez de Douglas – sem Reinaldo, poupado, e Clemente Rodríguez, suspenso, ele atuou improvisado na lateral esquerda. O são-paulino perdeu bola e proporcionou contra-ataque dos chilenos, aproveitado por Cordero após inversão de jogada: gol dos chilenos, que passaram à frente.

Aloísio respondeu outra vez. Em excelente passe de Ganso, às costas da defesa chilena, o atacante apareceu, driblou o goleiro Toselli e completou para o gol. A atuação do atacante, que substitui o lesionado Luis Fabiano, ficaria ainda melhor. Na segunda etapa, ele recebeu de fora da área e deu ótimo passe para Ademilson, em posição duvidosa, marcar o terceiro do São Paulo. Toque de esquerda, por cima de Toselli.

Marcado pelas comemorações com brincadeiras agressivas nas últimas rodadas do Brasileirão, Aloísio teve tom mais calmo nas celebrações no Chile. Na primeira, alguns companheiros tentaram chutá-lo, e ele novamente ameaçou uma voadora no técnico Muricy Ramalho. Preferiu, no entanto, um abraço. No segundo gol, imitou o astro português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e pediu calma à torcida chilena.

O placar amplamente favorável para o São Paulo ficou mais apertado no fim do jogo. Douglas errou mais uma vez e cometeu pênalti infantil em Ramiro Costa ao tentar tirar a bola da área. Mirosevic bateu e marcou, sem chances para Ceni.

A paz são-paulina retornou nos minutos finais. Ademilson e Ganso fizeram grande jogada, com boa troca de passes, e Welliton - que entrara no lugar de Aloísio - definiu para o gol. O atacante obrigou que os chilenos marcassem duas vezes para mudar a decisão. Nos acréscimos, Tomás Costa e Paulo Henrique Ganso ainda foram expulsos após confusão entre os atletas. 

Mesmo assim, o São Paulo avançou. Agora, o time de Muricy Ramalho enfrenta o vencedor do confronto entre Bahia e Atlético Nacional (COL). Os colombianos venceram o jogo de ida por 1 a 0. A partida de volta, na Fonte Nova, acontecerá nesta quinta-feira.



Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!