terça-feira, outubro 22, 2013

'Foi um milagre', diz família de idosa de 96 anos perdida na floresta

'Foi um milagre', diz tio após jovem abusada por enfermeiro ter alta da UTI (Foto: Karla Lima/G1)

Quatro dias após ser encontrada, a idosa Raimunda de França Lima de 96 anos passa bem. Ela ficou perdida na floresta Amazônica por três dias e quatro noites, sem se alimentar e dormir.
Para a família, dona ‘Dica’, como é conhecida carinhosamente, nasceu de novo. “Foi um grande milagre de Deus. O amor de Deus foi mostrado através do milagre de encontrar ela viva e muitíssimo bem”, acredita a neta, Ildes Lima.

Família chegou a acreditar que a idosa não resistiria. (Foto: Karla Lima/G1)A idosa, que estava morando na comunidade Mentae, na região do Arapiuns em Santarém, saiu para passear numa tarde de domingo, se perdeu na mata e só foi encontrada dias depois por moradores da comunidade. A esposa de um dos netos de dona ‘Dica’ participou das buscas. “Teve momento que a gente perdeu a esperança. Nós, na comunidade, achamos que não íamos encontrar ela com vida. (...) Foi inexplicável a agente chorou de felicidade”, lembra Nádia Roberta.
Religiosa, dona ‘Dica’ conta que em nenhum momento perdeu a fé. “Eu dizia, Jesus, estou andando por aqui e o senhor continue na minha companhia. Disseram que para cá tem onça, se tem, o senhor afaste para muito longe Jesus”.
Ildes Lima além de ser neta, também cuida de dona ‘Dica’. Para ela, a avó é um exemplo de superação. “São duas marcas fortes dela, a saúde e a coragem.”

Vídeo
O grupamento aéreo da Polícia Militar fez um vídeo minutos depois de ela ser encontrada. (Veja o vídeo ao lado). Nas imagens, dona Raimunda aparece sentada ao chão, ao lado de amigos e parentes. Lúcida e aparentemente bem, ainda no local, ela conta como foi lutar pela sobrevivência.
A médica Natasha Ramalheiro explica que o ser humano consegue ficar dias sem ingerir alimentos e água. “Nós temos reservas metabólicas no corpo que garantem, mas idosos e crianças sentem mais, mas é possível. Ela [Raimunda] é um exemplo de mulher guerreira.”

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!