quinta-feira, maio 02, 2013

Grêmio fica com 10, mas tira invencibilidade do Santa Fé e 'salva' Luxa


Grêmio2x1Ind Santa Fe

O Grêmio ganhava do Santa Fé por 1 a 0 e tinha o jogo controlado até os 8 minutos do segundo tempo. Mas em um lance bizarro, Cris cometeu pênalti infantil, foi expulso e o empate aconteceu. Só que mesmo com 10, o time gaúcho reviveu momentos de superação na Libertadores e, nesta quarta-feira, tirou a invencibilidade do Santa Fé ao vencer por 2 a 1. O resultado dá vantagem para o jogo de volta das oitavas de final, em Bogotá. O Tricolor joga por empate.

Foi a segunda expulsão de Cris na Libertadores. O zagueiro já havia prejudicado o Grêmio contra o Fluminense, também em casa. Novamente ele deixou o campo muito vaiado e atrapalhou os planos do time diretamente.

Luxa, por sua vez, ganhou tempo para trabalhar. Ameaçado após a eliminação antes das finais do Gauchão, o treinador será mantido. Nesta quarta ele sequer esteve no banco de reservas em função da punição imposta pela Conmebol, mas passou as instruções a Roger Machado.

O Grêmio que entrou em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Independiente Santa Fé não parecia o mesmo que foi criticado repetidamente durante os últimos jogos. Empenhado, bem postado taticamente e com atuações individuais destacadas, o time brasileiro propôs o jogo e assustou os colombianos.

Aos 8 minutos Barcos recebeu de Vargas e caiu na área pedindo pênalti. O árbitro nada marcou. Três minutos mais tarde, Elano tentou cruzar da esquerda e acertou a trave. Por pouco o placar não foi aberto. O camisa 7 que esteve fora praticamente um mês foi o principal nome do primeiro tempo.

Tanto tentou o Grêmio que aos 28 minutos Eduardo Vargas abriu o placar. O atacante começou a jogada, abriu para Fernando que tocou para Alex Telles na esquerda. O lateral cruzou e o chileno - que perdeu o pênalti no último sábado eliminando o Tricolor do Gauchão - colocou na rede de cabeça.

Após o gol o Grêmio diminuiu o ritmo. O Santa Fé tentou o ataque, mas não assustou em nenhum momento. O árbitro encerrou a primeira metade de jogo com vitória parcial gremista por 1 a 0. "Merecemos o resultado. Tentamos desde o primeiro minuto", disse o volante Souza. "Trabalho para isso, treinamos muito. O Barcos me cobra muito se eu erro. Errei dois antes do gol e tive a felicidade de acertar o terceiro", opinou Alex Telles, que cruzou para o gol de Vargas.

O Grêmio tinha o segundo tempo tranquilo, controlado, calmo. Até os 8 minutos quando Cuero estava próximo da linha de fundo, dentro da área, em uma bola que não resultaria em nada. Mas Cris fez falta dura no colombiano em um lance infantil. Pênalti marcado e convertido por Pérez.

Com um a menos, o Grêmio chamou Gabriel, que foi apresentado na última sexta-feira e já faz sua estreia. O zagueiro entrou na vaga de Elano. Mesmo assim o Grêmio ainda buscava o ataque. A pressão, no entanto, não teve a mesma força. Aos 25, um escanteio encontrou Barcos que cabeceou. Por pouco não foi o segundo.

Aos 35 minutos, os gaúchos marcaram. Fernando apanhou rebote e chutou forte para vencer o goleiro Vargas e recolocar o Grêmio na frente. A torcida, que já estava calada, acordou novamente e passou a vaiar o Santa Fé, apoiar o time, gritar, cantar, criar um clima amplamente positivo. Até o apito final, com festa pela vitória, mesmo que não seja ampla. Um empate em Bogotá no dia 16 dá ao time tricolor a classificação às quartas de final.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!