domingo, maio 19, 2013

Chuva forte faz lagoas transbordarem e alagarem avenidas de Natal


As fortes chuvas ocorridas em Natal neste sábado (18) causaram transtornos à população com o transbordamento de lagoas de captação. Alagamentos afetaram as principais avenidas da capital potiguar. À noite, a chuva cessou.

Segundo a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), choveu 85 milímetros entre a noite dessa sexta (17) e este sábado. A previsão é que o tempo continue chuvoso ainda neste domingo (19).

Apesar das fortes chuvas, o Corpo de Bombeiros informou que não registrou nenhuma ocorrência grave. Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para atender chamados, caso volte a chover e ocorra algum pedido de socorro.

Uma das vias alagadas foi a avenida Moema Tinôco da Cunha, localizada no bairro Brasil Novo. A via é uma das principais de Natal e onde fica localizada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Pajuçara. As ambulâncias precisaram enfrentar o alagamento para poder passar.

"O descaso com o preparo para a cidade para o inverno é enorme e antigo. Toda vez que chove forte a Moema Tinôco fica alagada, numa situação quase intransitável. O mais absurdo é que construíram uma UPA e a estrutura para se chegar até ela não existe. Fizeram uma maquiagem na época da inauguração e até hoje continua essa agonia quando chove", disse o administrador do site Via Certa Natal, Hudson Silvestre, criado para monitorar o trânsito da capital potiguar.

Segundo Silvestre, devido a quantidade de crateras e aos alagamentos, duas empresas deixaram de circular pelo bairro Brasil Novo e os moradores estão sem transporte coletivo. "O Brasil Novo está sem linha de ônibus porque as empresas Cidade das Dunas e Guanabara desistiram de oferecer o serviço porque os ônibus estavam quebrando demais por conta dos buracos e também porque tem ruas que fica impossível transitar."

Segundo o site Via Certa Natal, municípios da Região Metropolitana de Natal também tiveram problemas no trânsito e o dia foi de engarrafamentos, devido aos alagamentos, deslizamento de barreira e semáforos que pararam de funcionar.

Na avenida Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim (RMN),  uma barreira de terra deslizou e invadiu toda a pista. Nesta tarde, um trator de uma construtora responsável pela obra de um condomínio próximo ao retirou os entulhos e desobstruiu a avenida.

O UOL tentou contato com a prefeitura de Natal para saber se está sendo feito algum trabalho de desobstrução de galerias pluviais, que levam as águas das chuvas para as lagoas de captação, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!