sexta-feira, abril 26, 2013

Servidores da educação retomam atividades hoje depois de três dias de paralisação



Os professores estaduais e municipais devem retomar hoje suas atividades depois de três dias de paralisação. A greve geral da educação em todo o país foi realizada na Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Ao longo dos três dias de greve geral, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) promoveram programação especial com assembleia, mesas-redondas, atos públicos, debate, além de torneios esportivos e confraternização.
Segundo o coordenador do Sinte/RN, Rômulo Arnaud, a paralisação foi extremamente positiva. "O objetivo de denunciar a situação da educação e de chamar a atenção da sociedade foi cumprido. Tivemos um amplo apoio da mídia, das redes sociais e também da sociedade. A categoria aderiu e ajudou a cumprir o nosso objetivo. Estimamos que 90% dos servidores aderiram à paralisação", explica.
Sobre as conquistas da categoria, Rômulo Arnaud explica. "A nível nacional, ao ocupar o Congresso Nacional, os servidores conseguiram audiências com os presidentes da Câmara e do Senado para provocar as discussões e votação do Plano Nacional de Educação (PNE). 22 estados paralisaram as atividades, além dos municípios", afirma.
Ainda segundo o coordenador do Sinte/RN, as aulas referentes aos dias de paralisação serão repostas pelos professores. "O Governo do Estado publicou portaria determinando que a reposição seja feita no recesso. Consideramos a medida autoritária. Os professores vão repor as aulas, mas isso deveria ser construído com a direção da escola. Essa é mais uma forma de pressão para tensionar a categoria para futuras paralisações", destaca Rômulo Arnaud.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!