sexta-feira, dezembro 28, 2012

Cerca de 10 milhões de eleitores serão identificados pelas digitais em 2014

Uso da biometria confere mais segurança à identificação do eleitor (Foto: TSE)

Em 2013, mais de 300 municípios de 14 estados brasileiros e o Distrito Federal, incluindo nove capitais, começarão a realizar o recadastramento biométrico de seus eleitores com foco nas Eleições Gerais de 2014. A medida, que desta vez alcançará mais de 9,9 milhões de eleitores, foi aprovada pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE), por meio da edição de 10 provimentos, publicados na última semana no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O recadastramento biométrico, iniciado em 2007, tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais realizados pela Justiça Eleitoral. Até o momento, mais de 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios do país já foram submetidos à revisão eleitoral com coleta de dados biométricos e já utilizaram a nova tecnologia nas eleições municipais de outubro.

O objetivo do uso da biometria nas eleições é conferir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. A expectativa do TSE é que, até 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas impressões digitais nas eleições.

Localidades 

Com a edição dos 10 novos provimentos da CGE foram incluídos na lista do recadastramento biométrico os eleitores das capitais do Distrito Federal e de Roraima (Brasília e Boa Vista, respectivamente), onde ainda não houve revisão eleitoral para uso da biometria. Dessa forma, com o início do recadastramento já no próximo ano, no pleito de 2014, a identificação pelas digitais passará a ser realidade em 25 estados do país e no Distrito Federal, com exceção do Amazonas, que, até o momento, ainda não figura na relação da Justiça Eleitoral.

Os novos provimentos da CGE também preveem o recadastramento biométrico em mais sete capitais brasileiras. São elas: Rio Branco/AC, Macapá/AP, Palmas/TO, Teresina/PI, São Luís/MA, João Pessoa/PB e Recife/PE. A medida ainda alcançará, entre outros, mais 172 municípios do Rio Grande do Sul.

Até as Eleições 2012, haviam realizado a revisão para uso da biometria eleitores de 299 cidades de 24 estados, incluindo as capitais Aracaju/SE, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Maceió/AL e Porto Velho/RO. Além disso, todos os eleitores de Alagoas e Sergipe já foram recadastrados.

Acesse aqui planilha com a relação dos locais cujos eleitores serão recadastrados para as Eleições 2014.

Veja a quantidades de locais por estado onde será realizado o recadastramento biométrico com foco nas Eleições Gerais de 2014:

AC - 2, incluindo a capital, Rio Branco
AP - 3, incluindo a capital, Macapá
CE - 7
DF - Apenas a capital, Brasília
MA - 9, incluindo a capital, São Luís
MS - 2
MT - 13
PB - 19, incluindo a capital, João Pessoa
PE - 53, incluindo a capital, Recife
PI - 8, incluindo a capital, Teresina
PR - 7
RO - 14
RR - Apenas a capital, Boa Vista
RS - 172
TO - 2, incluindo a capital, Palmas

Fonte: TSE/O Mossoroense/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!