segunda-feira, julho 23, 2012

Em reunião com Claro, Anatel não libera vendas da operadora


Editoria de Arte/Folhapress


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não liberou a Claro para realizar novas vendas de chips de celular, apesar dos avanços no plano de qualidade entregue pela operadora.

A empresa se reuniu hoje com técnicos da agência para discutir o assunto.

Com a decisão, a empresa continua proibida de vender novas linhas de dados e voz em três Estados: São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

A TIM e Oi também estão com vendas suspensas em 23 Estados, além do Distrito Federal (veja a lista abaixo).

De acordo com o superintendente de serviços privados da agência, Bruno Ramos, a reunião com a Claro "foi boa", mas o plano apresentado pela empresa ainda precisa passar por ajustes.

"Principalmente sobre projeção de demanda, que é o quanto as pessoas falam e o quanto a rede suporta. Isso tem que ser ajustado com a estratégia de marketing da empresa e traz impactos nos investimentos", afirmou.

Segundo ele, a Claro mostrou que esta trabalhando com "afinco" e que a troca de informações entre agência e operadora deve continuar ao longo da semana.

"Ainda é cedo para falar sobre retirada da suspensão de todas as empresas", completou Ramos.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, participou da reunião na Anatel, que durou pouco mais de duas horas.

"A reunião foi muito positiva. Desde sexta estamos trabalhando com horário estendido e entregamos o plano de ações. Hoje fizeram observações sobre alguns pontos que temos de detalhar e pretendemos fazer isso ainda hoje", disse Zenteno.

Para ele, após o esclarecimento dos pontos em aberto, a companhia deve retomar as vendas "o mais rápido possível".

"Não temos respostas sobre datas ainda, mas estamos trabalhando para isso", disse Zenteno.

O presidente da operadora evitou dizer qual seria o prejuízo da empresa. Ele destacou, no entanto, que além dos R$ 3,5 bilhões que a empresa prevê investir esse ano no país, ainda há um projeto a ser implantado, no valor de R$ 1 bilhão, que servirá para a instalação de um cabo submarino ligando o Rio de Janeiro, Fortaleza e Miami, ampliando a capacidade da companhia para transferência de dados.

A estrutura será de uso compartilhado entre Claro, Net e Embratel.

A Oi e a TIM estão marcadas para ir à agência nesta terça-feira (24).

DESCULPAS

Na semana passada, o presidente da Claro pediu desculpas aos clientes pelas falhas nos serviços.

"Aproveito o espaço para pedir desculpas às pessoas que tiveram problemas de atendimento nas passadas semanas nesses estados [São Paulo, Santa Catarina e Sergipe], mas podem ter a completa certeza de que a Claro está trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível".

A Vivo, Sercomtel e CTBC também foram obrigadas pela agência a apresentar novos planos de invetimentos e melhoria da infraestrutura e serviços, mas não tiveram as vendas afetadas.

Como o número de queixas dos usuários da Vivo não é tão expressivo quanto nas demais, não está prevista suspensão nas vendas da empresa.

A interrupção na comercialização de novas linhas da operadora só vai ocorrer caso ela não apresente o planejamento ou caso não cumpra o acordo que fizer com a agência.

BAIXA QUALIDADE

As empresas foram proibidas de comercializar novos pacotes de dados e voz devido à baixa qualidade dos serviços prestados aos clientes, diz a agência. A multa para a empresa que descumprir a decisão é de R$ 200 mil por dia.

As três teles --que representam 70% do mercado-- deverão apresentar, em até 30 dias, um plano de investimentos para melhorar o serviço. Enquanto o documento não for entregue e aprovado pela agência, as vendas continuarão suspensas.

A Anatel exige que as operadoras apresentem melhorias na qualidade de rede, no complementamento de chamadas, na diminuição das interrupções dos serviços e no atendimento às reclamações dos usuários.

As melhorias na qualidade da rede da telefonia móvel devem ser feitas em até seis meses. A qualidade no atendimento ao consumidor deverá receber melhorias imediatas.

FISCALIZAÇÃO PERIÓDICA

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos disse que a Anatel vai fazer, a cada seis meses, uma análise de desempenho das operadoras a partir das ações que serão propostas para os próximos dois anos.

Além da avaliação semestral, as empresas serão cobradas mensalmente a apresentar melhorias aos usuários, disse Ramos.

"Os planos apresentados são amplos", disse o superintendente na sexta. "O que queremos é um detalhamento mais completo, com índices mensais."

Os planos de melhoria começaram a ser a apresentados pelas operadoras já na semana passada, mas a Anatel recusou todos.

ENCONTROS TÉCNICOS

A Claro foi a primeira a se reunir com a agência. A companhia apresentou um plano de ação na quinta-feira, mas ele foi negado porque a Anatel considerou que o documento não contemplava as exigências.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que a empresa teve problemas técnicos pontuais, especificamente em São Paulo, Santa Catarina e Sergipe --Estados onde suas vendas serão suspensas-- e "essa falta de atendimento gerou demanda maior no call center da Anatel". Zenteno pediu desculpas aos consumidores.

Na quinta à noite, foi a vez da TIM. A empresa não apresentou um plano de investimentos, e o encontro foi classificado como "tenso" pelo superintendente da Anatel.

Na sexta pela manhã, a Oi se reuniu com técnicos da Anatel, mas o encontro acabou sem acordo entre as duas partes. Ramos disse que a empresa trouxe uma apresentação "muito básica", e a Oi disse que vai entregar um plano preliminar de melhorias ainda nesta semana.

Em nota, a Oi disse que "designou uma equipe dedicada integralmente à construção desse plano de ação que confirme o compromisso já assumido pela companhia em assegurar a qualidade na prestação do serviço de telefonia móvel".

Fonte: Folha de São Paulo/Cidade News Itaú

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