quarta-feira, julho 25, 2012

Divulgado o plano estratégico de segurança para a Copa de 2014

copa-do-mundo-brasil-2014

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) divulgou nesta terça-feira (24.07) o Planejamento Estratégico para a Copa do Mundo de 2014. O documento, aprovado pela Casa Civil e apresentado aos estados no mês passado, prevê como será atuação de todas as forças policiais e de serviços públicos durante o Mundial.

De acordo o secretário da Sesge, Valdinho Jacinto Caetano, a integração das instituições deve ser o maior legado da Copa para a segurança no Brasil. "Se depois do grande evento, que é a Copa do Mundo, vai embora todo o aparato do evento, propriamente dito, e os órgãos de segurança continuam trabalhando e conversando dessa forma que pensamos, será sensacional para o país. A segurança se tornará mais eficiente na solução dos casos e haverá uma soma de equipamentos, de esforços, de decisões. O que acontece hoje, ordinariamente, é que os órgãos trabalham separadamente e aí nenhum deles tem a capacidade de prestar um trabalho de segurança completo para a população", afirmou.

Sesge

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos foi criada em agosto de 2011 e vai integrar as forças policias existentes no país, criar padrões de atendimento e treinamento e deixar um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação. Responsável pela coordenação e pela execução das ações de segurança da Copa de 2014 e de outros eventos (Jornada da Juventude, Copa da Confederações e Olimpíadas de 2016), a Sesge está vinculada ao Ministerio da Justiça.

A sua missão é promover a integração de polícias dos estados das doze cidades-sede com as Polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança Pública, além de polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Essa integração vai envolver também outros órgãos federais, estaduais e municipais (Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionárias de energia, gás, luz).

Fonte: Portal da Copa/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!