domingo, julho 01, 2012

Convenções define candidaturas de pré-candidato em ITAÚ-RN


As indecisões no quadro da política itauense causou uma situação de cansaço nos itauenses. Prova disso foi o anúncio dos pré-candidatos que não causou a expectativa vivida pelos eleitores do município.

A expectativa era tanta que nas últimas semanas a pequena Itaú foi palco de discussões em todos os setores de informação local e regional, os falsos anúncios, as conversas desencontras, qualquer que fosse o fato era motivo para causar aquele alvoroço na cidade. Mas o inesperado aconteceu.

Em meio a reuniões, discussões e o mexe, mexe da reta final, permanecia o silêncio dos políticos e lideranças políticas do município, isso tudo porque cada um buscava o seu interesse, ou seja, a melhor forma de sair beneficiado com as possíveis uniões de grupos políticos.

A brincadeira terminou como os das histórias de desenhos animados como haviam anunciado anteriormente. Tom Jerry, Piu-piu e Frajola, o Lobo e Coiote. Essa correia findou em uma repetitiva e cansada história, onde todos já conheciam o final, mas que por não haver pronunciamento oficial não poderíamos divulgar nada definitivo.

Com isso na reta final, ou seja, na última semana que era esperado, ainda com expectativa, esse anúncio, nada se concretizou, tudo foi deixado para ser definido nas convenções partidárias.

Após o anúncio de sues pré-candidatos nada de extraordinário aconteceu. O povo cansado desse jogo agora aguarda o desfecho final no dia 07 de outubro.

As convenções

A manhã deste sábado (30) foi movimentada em Itaú, com a realização das convenções que lançaram as candidaturas de Zé Filho Melo (PTB) e Ciro Bezerra (DEM) para a Prefeitura do Município de Itaú-RN. Juntas, as coligações formadas em torno das lideranças políticas somam 09 partidos. O desafio de ambos será fazer cacifar para chegar ao segundo turno.

Convenção da oposição reúnem principais lideranças políticas do município.



A cerimônia da homologação dos partidos da coligação “Unidos para fazer melhor” iniciou-se a partir das 16:30 na Escola Municipal Praxedes Martins que foi composta pelos partidos que apoiam a candidatura do Vereador Zé Filho Melo-PTB (prefeito) e Fernanda Diógenes-PMDB (Vice-prefeita) à Prefeitura de Itaú. O evento que possui a maior composição política à Prefeitura, formada por PMDB, PTB, PDT, PR, PSB e PT, lançaram 09 candidatos a vereador nestas eleições.

O pré-candidato a Prefeito Zé Filho Melo (PTB) fez a abertura da cerimônia, em seguida, os pré-candidatos fizeram seus discursos, onde destacamos aqui o discurso do jovem Reikson Brasil, que destacou a sua participação nessa disputa, devido considerar injusto, o fato de terem tomado o partido (PSC) de sua mãe e atual vereadora Vanilma Brasil.

Outro discurso que foi bastante esperado, foi o de Mayane Melo, que após os rachas familiares firmou apoio a coligação “Unidos para fazer melhor”, a mesma enfatizou a junção das cores verde e vermelha juntas, ou seja, bicudos e bacuraus eram rivais e hoje se unem para reaver a prefeitura municipal. Um discurso que também chamou atenção foi o de Raimundo Melo, que deixou bem claro a insatisfação em Edson Melo apoiar a candidatura de Ciro Bezerra, onde frisou que apesar das brigas entre a família melo, a mesma permanecia unida.

Após os discursos dos membros da mesa, foi exposto o nome e números dos pré-candidatos a vereadores: Arivan Brasil (PMDB), Ítalo Medeiros (PMDB), Alex Bruno (PMDB), Gildo  Pinheiro ( PR), Reikson Brasil (PR), Branco Basílio (PT), Dr. Xisto (PT), Márcio Lima (PSB),Antonio  Eldo – Pitu (PSB), Gaziele Costa (PTB), Maria da Conceição (PTB), Arlene (PT) e Lindinelvia (PMDB).

Também marcaram presença na convenção da coligação “Undos para fazer melhor” Efraim Melo representando Terceiro Melo vice-presidente da FIERN, Neuremberg Fernandes, Airanildes Brasil, Vanilma Brasil, Karina Fernandes, Kadson Eduardo, Edneide Melo, Ivan Sueldo, Clidenor Filho, Zefinho Melo,Sueldo e Edielson.

Militância situacionista lançou candidatura em convenção partidária



Já a cerimônia de homologação da coligação “Vontade do povo” deu-se início as 17:45 na quadra de esportes da Escola Municipal Professor José Porto de Queiroz que receberam os filiados aos DEM, PHS e PSC, para a Convenção Municipal do DEM, que confirmou a candidatura da chapa Ciro Bezerra-DEM (Prefeito) e Paulo César-DEM (Vice-prefeito) na sucessão itauense, que lançaram 09 candidatos a vereador nestas eleições.

O cerimonial foi aberto com a composição da mesa, compostas pelos pré-candidatos e lideranças políticas da região oeste. Após a execução do Hino Nacional Brasil houve a quebra de protocolo para a participação do Deputado Betinho Rosado, que fez sua participação por telefone dando suas felicitação ao povo itauense e todos os presentes na convenção, o mesmo teceu homenagem ao prefeito Edson Melo, comparando sua administração ao do ex-presidente da república Luis Inácio Lula da Silva.

Em seguida os presentes fizeram seus discursos, inclusive o prefeito Edson Melo, que foi enfático em dizer que sofreu e está sofrendo com as intrigas entre a família Melo em não ceder apoio a Ciro Bezerra demonstrando emoção em seu discurso ao falar sobe vários fatos ocorridos. Encerrou-se a cerimônia com o discurso do pré-candidato Ciro Bzerra.

Na convenção ficou definido os candidatos que disputarão vaga à prefeitura de Itaú: Ciro Bezerra (prefeito) e Paulo César (vice-prefeito), em seguida os vereadores Antonio Dias Pinheiro (DEM), Maria de Fátima Maia Fernandes (DEM) Márcia Marcelino de Paiva (DEM), Jailson de Brito Almeida (DEM), João Bosco Maia (DEM), Deoclécio Fernandes de Oliveira (DEM) e Paulo Moreira (PHS).

Na conversão foi registrada a presença do Deputado Estadual Getúlio Rêgo, Dr. Dagoberto pré-candidato a prefeito da Cidade de Severiano Melo-RN, Dr. Ivan Araújo pré-candidato a vereador em Rodolfo Fernandes-RN, Bernadete Rêgo ex-prefeita de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio prefeito de Riacho da Cruz, Vereadora Sandra Praxedes, Vice-prefeito Negão de Riacho da Cruz, Adiel vice-prefeito e Riaho da Cruz, Edmar Melo, Leonardo Rego prefeito de Pau dos Ferros, Maria Miriam prefeita Taboleiro Grande, Darcilene pré-candidata a prefeita de Taboleiro Grande, vereador Genivam de Apodi.


Campanha política é permitida a partir do dia 6 de julho

Até o dia da realização do 1º turno das eleições municipais, no dia 7 de outubro, são diversos os prazos e exigências que precisam ser cumpridos por candidatos, partidos e cidadãos. Legalmente, a partir de 6 de julho os candidatos ou qualquer pessoa poderão ir às ruas para pedir voto. Antes disso, entretanto, os envolvidos nas campanhas já estão mobilizados para cumprir o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No sábado, por exemplo, foi o último dia para a realização de convenções de partidos e coligações com o objetivo de escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Neste domingo é o limite permitido para veiculação de propaganda partidária gratuita antes do início oficial da campanha nos meios de comunicação.

A partir deste domingo (01), também fica proibido “veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos”.

Na quinta-feira (05), será o último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral a relação dos candidatos que tiveram suas contas rejeitadas por “irregularidade insanável” e por “decisão irrecorrível do órgão competente”. Os casos em que as irregularidades ainda estiverem sendo analisadas pelo Poder Judiciário não estão incluídos. No mesmo dia, a Justiça obriga a citação de todos os candidatos registrados na realização de pesquisas de intenção de voto.

Na sexta-feira, dia 6, a propaganda política na internet será permitida, exceto se for paga, e carros de som poderão ser usados (de 8h até 22h).

No sábado 7, será proibida a promoção ou demissão de servidores públicos, assim como dar vantagens e gratificações. Há algumas exceções, como a demissão de pessoas em cargos de confiança e a admissão para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos tribunais contas. Na mesma data, será proibida a inauguração de obras e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.

O dia 18, quarta-feira, será a data-limite para que o Ministério Público impugne os pedidos de registro de candidaturas apresentados pelos partidos políticos ou coligações. Também será o prazo final para que qualquer cidadão apresente notícia de inelegibilidade sobre um candidato à Justiça Eleitoral.

Em agosto, divulgação obrigatória de relatório financeiro e início da propaganda na TV

Em 6 de agosto, o TSE estabelece a data-limite para a divulgação obrigatória na internet de relatório financeiro detalhado de cada campanha. O dia 8 será o último para que o pedido de substituição de candidatura às eleições seja feito em função de decisão judicial. O dia 12 do mesmo mês será o último dia para o sorteio de ordem de veiculação da propaganda eleitoral. Em 21 de agosto, começa a propaganda eleitoral no rádio e na TV.

O prazo final para que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos sejam julgados pela Justiça Eleitoral é 23 de agosto.

Em 6 de setembro, as campanhas terão que publicar novamente relatório financeiro. Eleitores que pediram transferência de título de eleitor tem o dia 7 como prazo final para retirada do documento. Para a segunda via, a data-limite é o dia 27.

Arlindo Maia da redação do Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!