segunda-feira, junho 18, 2012

Inscrições para Sisu começam nesta segunda-feira



A partir desta segunda-feira, 18, todas as pessoas que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 poderão concorrer a vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior no Estado. A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ofertar 1.637 vagas em 46 graduações; a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), 292 vagas, em seis cursos; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), 1.225 vagas, em 40 cursos.

Mesmo os estudantes já matriculados na UFC, Unilab e no IFCE no primeiro semestre de 2012 podem concorrer aos cursos do segundo semestre com a mesma nota do Enem feito em 2011. Nesse caso, se conseguirem a matrícula, perdem a vaga conquistada no primeiro semestre. O professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, aponta que todos os estudantes que realizaram o Enem no ano passado têm o direito de tentar outra vaga na matrícula da UFC.

Assim, sobrariam as vagas que esses alunos conquistaram no início do ano. E elas não seriam ocupadas pelos pré-universitários, ou seja, os estudantes não poderão disputá-las no processo de entrada pelo Enem. Outras formas já são usadas na universidade para o preenchimento de vagas remanescentes, como a seleção de graduados e a prova interna de mudança de curso.

Muitos alunos entram em graduações em áreas semelhantes porque não obtiveram nota para aquela graduação mais concorrida. Um exemplo é a opção de outros cursos na área da saúde por não conseguir vaga em Medicina.

Para o estudante Lucas dos Santos, 19, a opção de mudança de curso traz dificuldades para aqueles que, como ele, não ingressaram nas universidades no começo do ano. Lucas fez o Enem em 2011 e deve tentar vaga para o curso de Engenharia Civil. “Acho que eles deviam perder a vaga se já tivessem matriculados.”

Este é o primeiro ano em que a UFC oferta matrículas em dois períodos no ano pelo Sisu. Nas outras duas edições, as inscrições aconteciam de uma vez só, já comprometendo as vagas do meio do ano. “Como o período de seis meses é muito longo, muitos deles faziam outros cursos em outras faculdades e não apareciam para as aulas”, aponta Miguel Franklin.

“Os alunos que já estão matriculados não, necessariamente, terão nota suficiente para ocupar a nova vaga. Novos estudantes, que não concorreram no começo do ano, podem tentar ingresso dessa vez”, acrescenta.

Foram vários os problemas detectados pelas instituições para a substituição da matrícula única pela semestral. Uma delas é que os alunos que se matriculavam para o meio do ano não iam à universidade, na data da matrícula, para confirmar a vaga. Franklin admite a possibilidade que a universidade volte a apresentar matrícula única, no caso de os dois processos de ingresso apresentarem problemas graves. “Nós vamos avaliar. Mas a nossa expectativa é que os benefícios sejam maiores”, analisa.

Todos os concorrentes devem, entre os dias 18 e 22 de junho, se inscrever pelo site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), optando por dois cursos, sendo um deles prioridade. O próprio Sisu aponta, ao fim do processo, a partir da nota dos outros candidatos, se o inscrito foi classificado.

Fonte: O Povo/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!