quinta-feira, março 22, 2012

Ausência de voos comerciais prejudica agências de viagens que atuam em Mossoró

aeroporto_Dix-sept_Rosado

Nos últimos anos, o segmento mossoroense que atua com turismo vem registrando crescimento. Diante do aquecimento do mercado local, novos empreendimentos se instalaram na cidade. A Gerência do Turismo, Indústria e Comércio aponta que seis das 17 agências de viagens de Mossoró foram criadas nos dois últimos anos. Embora haja essa evolução no setor, especialistas avaliam que a falta de voos comercias no Aeroporto Dix-sept Rosado está provocando a desaceleração desse crescimento.
Ozitália Araújo, gestora comercial de uma agência de viagens que atua há 24 anos no mercado potiguar e 18 anos possui filial em Mossoró, confirma a barreira gerada ao crescimento da comercialização de pacotes turísticos e passagens aéreas em virtude da ausência de voos comerciais no Aeroporto Dix-sept Rosado.
"O mercado realmente é crescente, porém dois fatores atrapalham o crescimento do setor local. A falta de voos no aeroporto de Mossoró, aliado ao hábito que o mossoroense tem de adquirir seus produtos turísticos em agências nas capitais Natal e Fortaleza, isso faz com que não tenhamos um percentual de crescimento maior, apesar do potencial que a cidade possui", avalia a especialista.
O gerente executivo do Turismo, Sílvio Mendes Júnior, ressalta que o crescimento do número de empreendimentos que comercializam pacotes turísticos reflete o potencial da cidade. "Isso mostra o potencial que o município tem nessa área, que desperta o interesse de novas agências", acrescenta.
Já em relação à desaceleração do desenvolvimento provocado pela ausência de voos comerciais apontada pelos especialistas do setor, o titular da Gerência do Turismo explica que a resolução depende de outras instâncias governamentais.
"Infelizmente, nós ainda continuamos com esse problema da falta de voos comerciais no aeroporto, que no nosso entendimento é um problema grande, mas que a luta continua no que se refere à parte do município, onde existe gestões permanentes. Mesmo o município não tendo a prerrogativa de solucionar essa situação, que envolve outras instâncias: a estadual e federal. O que o município tem feito é lutar para fazer gestões no sentido de vencer esse obstáculo, para que possamos fazer dessa área um turismo de lazer e negócios, potencializando a economia", declara Sílvio Mendes Júnior.

ALTA ESTAÇÃO
A 15 dias para a chegada da Semana Santa, as opções de pacotes turísticos oferecidos pelas agências de viagens em Mossoró praticamente se esgotaram devido ao grande volume de negócios fechados nas últimas semanas.
A gestora comercial de agência de viagens Ozitália Araújo conta que atualmente quase já não há vagas disponíveis para os destinos nacionais e internacionais no que se refere ao período da Semana Santa.
"Comercializamos bem pacotes para Fernando de Noronha, Gramado, Rio de Janeiro, Salvador. Nos destinos internacionais, Estados Unidos e Europa são os mais procurados. Mas restam ainda poucas opções, exceto o arquipélago de Fernando de Noronha, pois o limite de visitantes já foi atingido", revela Ozitália Araújo.
Os pacotes turísticos disponíveis nas agências variam entre R$ 740 por pessoa para destinos nacionais e R$ 5 mil (valor individual) para opções de viagens internacionais.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!