quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Falta de cédulas impede emissão de RG

Onde tirar carteira de identidade
Quem precisa fazer o Registro Geral (RG), a carteira de identidade, aqui na cidade, está enfrentando algumas dificuldades ao procurar o órgão responsável pela expedição do documento, o Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP), na Central do Cidadão. De acordo com os usuários da unidade, há alguns dias estão faltando cédulas para emitir o documento. Depois de receber algumas denúncias, a reportagem do Jornal DE FATO foi até a unidade e verificou que devido à falta do material, não houve atendimento no Itep, que ficou fechado, e os usuários mais uma vez tiveram que voltar para casa sem o documento. 
Além de não terem conseguido fazer a carteira de identidade, os usuários que conversaram com a equipe de reportagem reclamaram que foram mal atendidos por alguns funcionários da Central do Cidadão, ao procurarem informações sobre quando o órgão voltaria a atender. 
Um dos usuários que procurou a reportagem do Jornal DE FATO para reclamar do problema foi a dona de casa Camila Gouveia. Segundo ela, no último sábado, 11, ela entrou na fila para ser atendida na Central do Cidadão, cerca de uma hora antes do início do atendimento, no intuito de conseguir tirar a carteira de identidade de seu filho. 
Camila Gouveia afirma que quando iniciou o atendimento, quem estava na fila para tirar carteira de identidade foi informado por funcionários que estava faltando cédulas para emissão do documento e eles teriam que voltar ao local outro dia, sem dar previsão de quando chegariam às cédulas.
"Isso é um desrespeito com a população, soube que desde janeiro isso vem acontecendo. Nós vamos precisar desse documento para viajar no período de Carnaval, e não sei se vamos conseguir a tempo, porque disseram que talvez só no final do mês chegue o material, é muita falta de informação", reclama.
O JORNAL DE FATO também conversou com a oficial de Justiça Josemira Silva. No caso dela, a espera é mais longa, já que desde o dia 13 de setembro de 2011, está tentando fazer a segunda via da carteira de identidade. Esta é a data da primeira ficha que pegou para ser atendida. 
"Eu ando com o registro e essa ficha dentro do carro, sempre que venho trabalhar nessa área da cidade passo aqui para tentar resolver isso, mas sempre tem algum problema, ou não tem cédula, ou tem alguma coisa quebrada e outras coisas", comenta.
A servidora pública da Prefeitura Municipal de Severiano Melo, Pantelônia Leandro Holanda Santos, de 52 anos, veio ontem de manhã para fazer a segunda via do documento, mas também foi informada que não seria possível e que ela deveria voltar outro dia. 
"Como estou com o braço quebrado desde o início de janeiro e não estou podendo trabalhar, preciso do documento para dar entrada no benefício", afirma.

Gerente diz que unidade está sobrecarregada
O gerente da Central do Cidadão, João Paulo, afirma que as cédulas para emissão das carteiras de identidade acabaram no último sábado, mas já foram solicitadas à sede do órgão, em Natal. Ele afirma que a unidade enfrenta várias limitações, principalmente, devido à falta de estrutura do prédio, que não comporta mais a demanda de atendimentos.
"Dentro das limitações enfrentadas pela unidade, estamos tentando resolver os problemas que vão aparecendo. Essa questão da falta de cédulas, por exemplo, já está sendo resolvida e ainda hoje (ontem) devemos receber o malote que trará as cédulas de Natal", frisa.
Segundo informações de João Paulo, só em janeiro foram emitidas 1.312 identidades. Uma média de 70 por dia. A demanda é maior porque atendemos pessoas de toda a região Oeste do estado, além de atender pessoas do ceará, já que entregamos o documento na mesma hora, enquanto algumas unidades demoram 40 dias.
"Diariamente são distribuídas 70 fichas para esse serviço, sem contar com os atendimentos preferenciais. Já teve dia em que o Itep atendeu 109 pessoas", comenta.
Antes do fechamento desta edição, a reportagem entrou em contato com a Central do Cidadão e recebeu a informação que as cédulas ainda não haviam chegado à unidade. 
Para o gerente, é preciso que os usuários tenham um pouco mais de paciência, porque em breve esses problemas vão ser resolvidos.

Fonte: Defato

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