quinta-feira, fevereiro 08, 2024

Documento com argumentação golpista encontrado no PL estava na sala de Bolsonaro


O documento com argumentação golpista, similar a um rascunho de decreto, encontrado na sede do PL nesta quinta-feira (8), estava na sala do ex-presidente Jair Bolsonaro.


O documento foi encontrado durante busca e apreensão feita pela Polícia Federal na sede do partido, em Brasília. A informação sobre o papel foi dada em primeira mão pelo blog da Natuza Nery.


Segundo fontes da investigação, trata-se de uma espécie de discurso, por escrito, que sustenta que a ruptura do Estado Democrático de Direito estaria “dentro das quatro linhas da Constituição”, expressão muito usada por Bolsonaro em atos e discursos públicos quando presidente.


“Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem”, diz o parágrafo final.


Tentativa de golpe de Estado

A PF revelou um esquema -- envolvendo o ex-presidente, auxiliares e militares --, que discutiu um golpe de Estado e disseminou de forma organizada informações falsas para descredibilizar as eleições e as instituições do país.


Um exemplo dado pela PF foi a preparação de uma minuta de decreto presidencial para abrir caminho para o golpe.


O texto revia a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).


Segundo as investigações, a minuta de golpe foi entregue a Bolsonaro por Filipe Martins (preso na operação desta quinta-feira) e Amauri Feres (alvo de busca). Bolsonaro pediu na reunião com Martins e Feres que os nomes de Pacheco e Gilmar fossem retirados do documento, mas não o de Moraes. O ex-presidente também quis que fosse mantido trecho que previa a realização de novas eleições.


Fonte: Blog do  Valdo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!