quarta-feira, outubro 04, 2023

Raio destrói árvore e quase atinge animais em propriedade do RS


A volta das chuvas fortes no Sul do país gerou uma cena assustadora no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (3). Na cidade de Esperança do Sul, um raio atingiu uma árvore dentro de uma propriedade e a destruiu completamente.


Alguns animais estavam próximos à árvore e no momento ainda não chovia forte. No entanto, o raio caiu em cheio sobre a árvore e a fez ficar em pedaços, inclusive com galhos se espalhando pelo entorno do que sobrou dela. Alguns deles não atingiram alguns dos bichos por muito pouco. Não há informações se houve feridos.


Os temporais também provocaram estragos em outras cidades do Rio Grande do Sul. Em Barão do Cotegipe, as chuvas fizeram a água subir rápido e a força da correnteza preocupou os moradores. Em Passo Fundo, a enchente fez a água invadir casas.



O granizo e o vento também geraram problemas. Em São Nicolau, 600 casas tiveram os telhados perfurados pelas pedras de gelo. Os transtornos fizeram as aulas serem canceladas. Já em Barros Cassal, foram cinco mil as casas atingidas pela chuva de gelo. Em Entre Rios, outras 50 casas sofreram avarias.


A capital Porto Alegre não sofreu com as chuvas desta terça-feira. No entanto, o rio Guaíba ainda não baixou completamente e vários pontos de alagamento ainda impedem a circulação normal dos moradores.


Santa Catarina e Paraná também tiveram chuvas nesta terça, e verão mais temporais ao longo da quarta-feira (4). Cidades catarinenses como Ibiã, Herval Velho e Concórdia sofreram com enchentes que geraram, inclusive, o transbordamento de uma barragem.


Nove municípios paranaenses foram afetados pela chuvarada provocada pela passagem da frente fria. Cerca de 540 pessoas foram afetadas. Cascavel, no Oeste do estado, teve queda de árvores e postes e em torno de 60 mil pessoas ficaram sem luz. Mangueirinha e Itaipulândia também tiveram estragos.


Chuvas chegam ao Sudeste nesta quinta (5)

As chuvas continuarão nesta quinta-feira (5) no Rio Grande do Sul, e chegarão ao Sudeste ao longo do dia. O motivo é uma frente fria criada depois que se formou um novo ciclone extratropical no litoral gaúcho. Ele gerou ventos e nuvens carregadas, que foram sopradas na direção do continente, formando a frente fria.


Essa frente fria que já atingiu o Oeste do Paraná chegará ao Sudeste e a parte do Centro-Oeste. Assim, as temperaturas deverão diminuir levemente nesta quinta, mas a principal mudança será a possibilidade de chuvas fortes em várias regiões como a Grande São Paulo, o litoral paulista e o Rio de Janeiro.


Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!