quinta-feira, julho 13, 2023

Vídeo mostra areia caindo do Morro do Careca; prefeitura de Natal estuda medida emergencial para conter erosão

Areia cai do Morro do Careca, em Natal — Foto: Reprodução

Um vídeo registrado na praia de Ponta Negra, Zona Sul de Natal, mostra a areia caindo do Morro do Careca e deixando à mostra paredões de falésias que começam a surgir em um dos principais cartões postais da cidade e do Rio Grande do Norte.


As imagens gravadas nesta semana foram compartilhadas nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Álvaro Dias, que cobra celeridade na emissão de licenças do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para que a prefeitura possa começar o projeto de engorda da praia de Ponta Negra.


A gestão municipal defende o aumento da faixa de areia na praia como a principal solução para a erosão sofrida pelo morro. No entanto, os quesitos para emissão das licenças ambientais ainda estão em análise pelo Idema.



Em uma reunião promovida pela Assembleia Legislativa na tarde da última segunda-feira (10), sobre a engorda da praia, a subcoordenadora de Gerenciamento Costeiro do Instituto Ambiental do Estado, Rosa Pinheiro, sugeriu uma medida emergencial para conter a erosão marítima que atinge a base do Morro.


Entre as opções, de acordo com ela, estaria uma proteção temporária, feita por meio da ampliação do enrocamento ou do uso de sacos de areia, que poderiam ser instalados no local até a realização da obra de aterro.


Em nota, o Idema considerou que "não há o que questionar a importância da obra da engorda e que a mesma contribuirá para minimizar a situação da erosão costeira na base do Monumento Natural Morro do Careca, causada pelo impacto da maré".



Procurada pelo g1 na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da capital confirmou que estão sendo estudadas medidas emergenciais para o morro, mas que aguarda a conclusão dos estudos, sem detalhar as propostas.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!