quarta-feira, junho 07, 2023

'Fica bastante evidente que havia um projeto de golpe de estado', diz Fernando Gabeira sobre perícia no celular de Mauro Cid


O comentarista Fernando Gabeira analisou na GloboNews, nesta quarta-feira (7), a informação de que foram encontrados pela Polícia Federal conteúdos golpistas no celular do ajudante de ordens do governo de Jair Bolsonaro, Mauro Cid – em apuração feita pelo jornalista Cesar Tralli.


Ele acredita que agora o então braço direito do ex-presidente fica em situação difícil, uma vez que mostra como havia a preparação de um movimento golpista após mais uma evidência encontrada.


“Isso é realmente algo bastante grave, que mostra como havia no governo essa preparação para o golpe. Surgiu evidentemente também nas conversas com o Ailton, essas conversas com Aíiton já haviam indicado que ele falava de golpe com o Mauro Cid, e agora temos mais essa evidência”, explica.


Foram extraídas pela investigação da Polícia Federal muitas trocas de mensagem, áudios e até troca de documentos sobre movimentos golpistas que, segundo a apuração, tinham como objetivo manter Bolsonaro no poder depois da derrota nas urnas ano passado. Uma minuta de operação da Garantia da Lei e Ordem seria o movimento responsável por manter o ex-presidente no poder.


O comentarista relembrou que é mais um projeto de golpe encontrado com um então apoiador de Bolsonaro – havia a minuta encontrada na casa do Anderson Torres, as conversas com o Ailton, e agora as encontradas no telefone de Mauro Cid. Fica, então, a necessidade de saber qual o objetivo de Cid em falar sobre essas tentativas de golpe, e a mando de quem isso foi produzido.


“Eu acho que essas evidências que o Tralli traz agora mostram que realmente a situação do Mauro Cid se agrava de uma certa maneira e fica bastante evidente que havia um projeto de golpe de estado", avalia o comentarista, que pede que a investigação avance mais.


"Agora, a pergunta que é preciso fazer: será que Mauro Cid estaria planejando um golpe de estado sozinho? Será que ele ia dar um golpe em nome de Bolsonaro? Ou será que ele estava trabalhando a mando de Bolsonaro?”, diz Gabeira.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!