domingo, maio 21, 2023

Empresa que arrematou Aeroporto de Natal em leilão de relicitação administra quatro terminais aéreos do Brasil; veja quais

A empresa Zurich Airport, que arrematou o Aeroporto de Natal por R$ 320 milhões, em um leilão realizado nesta terça-feira (19), já administra outros quatro aeroportos no Brasil.


Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal — Foto: Rayane Mainara


A empresa detém 100% da operação dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória, em contratos de concessão de 30 anos. Além deles, em Belo Horizonte, o grupo suíço opera com o grupo CCR o Aeroporto Internacional Tancredo Neves.


Ao todo, a empresa administra 9 aeroportos em todo o mundo. Além do aeroporto de Zurique e dos terminais brasileiros, a empresa concentra investimentos na América Latina, com os aeroportos de Bogotá (Colômbia), Curaçao e Iquique e Antofagasta, no Chile.



Em 2019, a empresa também ganhou a concessão para construir e operar o segundo aeroporto de Nova Delhi, na Índia.


Durante entrevista coletiva, Tobias Markert, diretor da Zurich na América Latina, afirmou que a empresa está feliz com o resultado do leilão e focando investimentos no Brasil e na Índia.


Ele ainda considerou que vê potencial no aeroporto de Natal, que vai combinar com as atividades dos demais aeroportos que já são administrados pela companhia.


Para ele, além do potencial imediato do turismo, o Aeroporto de Natal concentra potenciais ligados às energias renováveis e agronegócio.


Antes de fazer a transição da administração do aeroporto da Inframérica para a Zurich, o governo ainda precisará pagar indenização à administradora atual. O cálculo da indenização devida deverá ser concluído até junho, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


A previsão do presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira, é que o contrato seja assinado até setembro. Após a Zurich pagar o valor da licitação à Inframérica, o governo deverá complementar o valor de indenização à administradora atual.


"O histórico tem mostrado que o processo de transição ocorre muito bem e acredito que vai acontecer desse modo também na transição entre as empresas", afirmou. De acordo com ele, a transição será mediada pela agência.



Em nota, a Inframérica informou que a transição entre as empresas é prevista para o início de 2024.


Segundo a empresa, o terminal encerrou o ano de 2022 com um fluxo de 2.2 milhões de passageiros e 18.179 pousos e decolagens. O número representa um aumento de 24,6% da movimentação de pessoas se comparado com 2021, se aproximando dos índices de movimentação de 2019, antes da pandemia de covid-19.


O terminal tem capacidades para atender até 6 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto de Natal foi o primeiro aeroporto do Brasil transferido para a iniciativa privada, em 2011, e o primeiro aeroporto federal a ser construído do zero pelo setor privado. A concessionária iniciou suas operações em maio de 2014, oito meses antes do prazo previsto em contrato de concessão.


"Alguns fatores determinaram a decisão da companhia em buscar a relicitação da concessão. Entre elas, estão a frustração da demanda e regras contratuais que ao longo dos outros leilões de aeroportos foram aperfeiçoadas. Durante todos esses anos, inclusive durante o processo de devolução amigável, foram necessários aportes anuais dos acionistas para manutenção do empreendimento. Ainda assim, a Inframerica esteve adimplente com todas as suas obrigações estabelecidas no contrato de concessão e pactuadas junto às instituições financeiras, a exemplo do pagamento das outorgas e financiamentos com o BNDES", informou a Inframérica.


"Com a relicitação e novas condições contratuais, o administrador que assumirá terá mais chances de ter uma operação sustentável a longo prazo", disse a empresa.


Fonte: g1

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