segunda-feira, janeiro 02, 2023

Influencer potiguar descobriu que passaria faixa presidencial para Lula 40 minutos antes de subir a rampa: 'grande emoção'

O influenciador digital potiguar Ivan Baron, de 24 anos, descobriu cerca de 40 minutos antes que seria uma das pessoas a entregar a faixa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a posse neste domingo (1º).


Subida do presidente Lula na rampa. Ivan está de roupa branca, com uma camiseta vermelha, usando óculos e com o auxílio de bengalas — Foto: AP Photo/Eraldo Peres


Ivan, que atua desde 2018 nas redes sociais defendendo causas como a inclusão e combatendo o capacitismo - termo utilizado para descrever discriminação e abusos dos que consideram pessoas com deficiência inferiores às demais - disse que foi convidado pela primeira-dama Janja para a posse, mas não sabia exatamente qual seria a participação.


"O convite foi feito há uma semana. A nossa primeira-dama Janja me fez uma ligação bem especial, mas bem discreta. Ela foi bem direta, falou: 'Ivan, e aí, topa subir a rampa com a gente?'. Mas não explicou detalhes", disse Ivan Baron em entrevista ao g1.


"Até então eu pensava que era um desfile de representatividade, mas jamais passou na minha cabeça que seria transferir a faixa presidencial para o Lula. Até que uns 40 minutos antes de acontecer o ato, que a gente ficou sabendo. E foi uma grande emoção. Eu fiquei sem chão".


Ivan Baron após a entrega da faixa a Lula — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO


Ivan, que é natural da cidade de Natal, era um dos nove representantes do povo brasileiro que subiram a rampa do Palácio do Planalto e participaram da entrega da faixa ao presidente Lula.



"Eu confesso que a ficha ainda não caiu. Estou lendo vários jornais, pessoas, personalidades me elogiando, mas a ficha não caiu. Mas eu não diria nunca que um nordestino estaria subindo a rampa num momento como esse e principalmente enquanto pessoa com deficiência, ja que nós não temos tanta visibilidade, não ocupamos espaço de protagonismo", disse.


Ele aponta o destaque atingido durante a cerimônia e o quanto foi importante a presença de representantes que mostravam a diversidade do povo brasileiro.


"Nos últimos seis anos nossos direitos foram bastante negados, principalmente na comunidade de pessoas com deficiência. Então, ter uma pessoa com deficiência de mãos dadas com o presidente da República em um espaço de tamanha visibilidade, como foi ontem [domingo], que o mundo inteiro parou, foi de grande importância".


Foto compartilhada por Ivan Baron após a posse de Lula — Foto: Audrey Luiza


Ivan contou que conheceu pessoalmente Lula em um evento em 2022 no qual fez um relato sobre a importância dos mandatos anteriores do petista para pessoas com deficiência, em especial na vida dele mesmo, durante a reabilitação por conta da meningite que teve aos 3 anos de idade.


"Ele falou pra mim depois, em off, que ele chorou e que esperava muito retribuir aquele momento. Só que eu não esperava que essa retribuição seria na oportunidade de empossá-lo como presidente da república. Então isso pra mim foi muito simbólico e histórico também. Pela primeira vez um presidente sendo empossado pelo povo".

O potiguar disse ainda que, passada a alegria de estar presente na posse, os próximos anos serão de cobrança para implantação de políticas públicas inclusivas neste mandato.


Ivan Baron (de costas), jovem referência na luta pela inclusão social de pessoas com deficiência e outros convidados que subiram a rampa com Lula — Foto: Fábio Tito/g1


"A gente teve a festa, a posse, a comemoração. Mas não é porque eu gosto do Lula que eu vou deixar ele fazer o que ele quiser, não, até porque ele já deixou bem nítido que ele não quer puxa-saco. Ele quer gente que esteja lá pressionando para que políticas públicas afirmativas de inclusão realmente aconteçam. Então a gente vai estar lá na cobrança".


A roupa usada pelo potiguar na cerimônia contava com dizeres de protesto, com frases como: "Parem de nos excluir", além de palavras como anticapacitismo, acessibilidade e inclusão.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!