segunda-feira, dezembro 26, 2022

RN tem segundo maior percentual do país de municípios geridos por mulheres, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do país com maior percentual de municípios geridos por prefeitas.


Sede da Prefeitura de Areia Branca: município é um dos que é gerido por uma mulher no RN — Foto: Divulgação/Site da prefeitura de Areia Branca


O fato é apontado nas pesquisas de Informações Básicas Municipais e Estaduais, divulgadas pelo IBGE nesta segunda-feira (26).


A pesquisa indicou que o estado potiguar tinha, em 2021,o total de 38 dos 167 municípios geridos por prefeitas, gerando um percentual de 22,8% das cidades do RN.


Com esse percentual, o RN só fica atrás de Roraima, que registrou 26,7% das cidades sendo administradas por prefeitas. A média brasileira é de 12,1%.


A taxa no estado, no entanto, é menor do que em anos anteriores, quando já chegou a registrar mais de 45 cidades com gestão executiva feminina, segundo a pesquisa.


De acordo com a análise do IBGE, desde o início da pesquisa, em 2001, a proporção de prefeitas dobrou em todo o país.Apesar disso, o órgão ainda considera pequena a representatividade feminina no comando do executivo municipal.


Segundo o Instituto, em todos os anos em que a pesquisa foi realizada, a Região Nordeste apresentou o maior percentual de prefeitas, e as Regiões Sul e Sudeste, os menores.


Recursos da Lei Aldir Blanc foram distribuídos por 82% dos municípios


Entre outros pontos analisados na pesquisa, um deles apontou que em 2021 cerca de 82% dos municípios potiguares distribuíram recursos da Lei Aldir Blanc - isso representa 137 dos 167.


O Nordeste foi a região com maior percentual de municípios que conseguiu distribuir os recursos provenientes dessa lei, com 71,3%.


Dentre os estados nordestinos, o RN ficou em terceiro lugar no ranking daqueles que mais distribuíram recursos para a cultura provenientes da Lei Aldir Blanc. Nacionalmente, o estado ficou em quarto lugar, atrás de Rio de Janeiro (90,2%), Pernambuco (86%) e Ceará (83,2%).


A Lei Aldir Blanc tem como objetivo fornecer auxílio financeiro, de forma emergencial, ao setor cultural, fortemente afetado pela situação de calamidade pública causada pela Covid.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!