quarta-feira, novembro 02, 2022

UPA Pajuçara, na Zona Norte de Natal, encerra ala de pediatria e moradores da região lamentam

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, amanheceu nesta segunda-feira (1º) sem oferecer mais atendimentos pediátricos. A medida era prevista e foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no dia 20 de outubro.


Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara, em Natal, Zona Norte de Natal — Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi


Alguns moradores da região, no entanto, foram pegos de surpresa com a saída da ala pediátrica e lamentaram que o local não ofereça mais o serviço. Muitos deles alegaram que não tem condições de irem a outra UPA - o serviço oferecido na Zona Norte agora será centralizado na UPA Potengi.


Esse é o caso da dona de casa Josiane Vieira, que levou a filha de 11 anos, Ana Vitória, para ser atendida e soube da novidade apenas na porta da UPA e decidiu voltar para casa mesmo com a filha doente.



"Eu só vim, bem dizer, com o dinheiro da passagem. Eu vou para casa", lamentou.


A dona de casa Lucimara Alves também não conseguiu que o filho de 24 dias fosse atendido na unidade. "Eu não sabia que estava tendo essa falta de médico, até porque meu filho tem 24 dias, está precisando tomar medicamento, e eu não sei o que dá a ele. Ele é pequenininho e não sei o que fazer", lamentou.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mudança no fluxo acontece para otimizar as escalas, já que, segundo a SMS, há uma dificuldade de encontrar profissionais com a especialidade em pediatria, "em razão de diversos fatores, entre eles agressões sofridas durante os atendimentos clínicos, conforme relatado pela empresa contratada em reunião com a SMS".


Moradores já haviam protestado contra o fechamento da ala pediátrica após a medida ser anunciada pela SMS.


Mudanças no atendimento

As mudanças no fluxo de atendimento foram anunciadas no dia 20 de outubro. Moradores da Zona Norte inclusive já estavam denunciando que a UPA Pajuçara não estava mais atendendo crianças naquela altura.


No novo fluxo, a SMS confirmou que a UPA não vai mais oferecer atendimentos pediátricos - todos da Zona Norte serão na UPA Potengi.



Segundo a secretaria, os atendimentos pediátricos na rede pública da capital serão: na Zona Oeste, na UPA da Cidade da Esperança; na Zona Sul, na UPA da Cidade Satélite; na Zona Norte, na UPA Potengi; e na Zona Leste, no Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa e na Unidade Mista de Mãe Luiza.


De acordo com a pasta, a mudança no fluxo acontece para otimizar as escalas, já que, segundo a SMS, há uma dificuldade de encontrar profissionais com a especialidade em pediatria, "em razão de diversos fatores, entre eles agressões sofridas durante os atendimentos clínicos, conforme relatado pela empresa contratada em reunião com a SMS".


Além dos serviços citados, as escalas devem contemplar ainda as necessidades do Hospital Municipal de Pediatria Nivaldo Sereno Júnior e das Maternidades Araken Irerê Pinto e Leide Morais


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!