terça-feira, novembro 01, 2022

Sesap tem dívida de R$ 194 mil com empresa de locações

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) tem uma dívida com empresa de locação de veículos no valor de R$ 194 mil. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira (21). De acordo com a pasta, o contrato em  reconhecimento de dívida será pago em trâmite indenizatório, em caráter de urgência para que os serviços não sejam suspensos. A empresa em questão é a 3A Locações Eireli,  que presta serviços para atender as necessidades do Serviço de Atenção Domiciliar – SAD nos municípios de Natal e Parnamirim.



Adriano Abreu

Secretaria disse que fará pagamento em caráter indenizatório. Serviço atende em domicílios


Ainda segundo assessoria da pasta, o pagamento garante a continuação do serviço locatício. “O pagamento, em caráter indenizatório garante a continuação da execução do serviço locatício prestado pela empresa 3A Locações Eireli”, explica. A empresa, além de especializada em locações, também presta outros serviços relacionados, incluindo combustíveis e contratação de motoristas habilitados. A empresa presta serviços para os Hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel, Giselda Trigueiro e José Pedro Bezerra em Natal; e Deoclécio Marques, em Parnamirim.


Segundo a pasta, o serviço é essencial para garantir a continuidade de tratamento dos pacientes. “Garante a desospitalização e a continuidade do tratamento como curativos diários, substituição de sondas e cânulas, desbridamentos, terapia de nutrição enteral, dentre outros”, afirma. Para a continuidade, faz o transporte de profissionais. “O contrato garante o transporte de profissionais, materiais e pacientes para demandas assistenciais”, complementa. 


Quando questionada pela TRIBUNA DO  sobre o tempo do contrato da empresa com a secretaria, o tempo da dívida e a situação contratual atual, a assessoria da Sesap não soube responder. A TN também perguntou por outra pessoa que pudesse responder sobre o assunto com mais detalhes, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.


SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é uma forma de atenção à saúde oferecida na residência do paciente. Caracterizada por um conjunto de ações que promovem a saúde,  bem como prevenção e tratamento de doenças e reabilitação. O SAD funciona, basicamente, como uma extensão do tratamento oferecido por hospital do Sistema Único de Saúde, oferecido de acordo com a necessidade do paciente e promove atendimento de diferentes equipes. 


De acordo com divulgação do Ministério da Saúde, a atenção domiciliar proporciona cuidados ligados diretamente à estrutura familiar e à infraestrutura do domicílio. Sendo assim, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Melhora, ainda, a gestão dos leitos hospitalares, bem como o uso de recursos e a superlotação de serviços de urgência e emergência. 


Fonte: Tribuna do Norte

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