quinta-feira, novembro 24, 2022

MP vai ao TCU para saber se PL usou verba pública em ação que quer anular votos sem provas


O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, acionou a Corte para saber se o PL, partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro é filiado, usou dinheiro público na ação em que pede a anulação de parte dos votos sem ter apresentado provas de fraude.


Presidido por Valdemar Costa Neto, o PL pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação dos votos dados em 250 mil urnas, mas somente no segundo turno. O pedido é baseado em um relatório feito por uma consultoria privada.


O TSE multou a legenda em R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé. O tribunal entendeu que o partido de Bolsonaro apresentou um pedido ilícito e realizado de maneira inconsequente.



Para o procurador Lucas Furtado, é preciso calcular quanto o PL gastou de dinheiro público com a ação.


"Possibilidade de questionamento não pode ser entendida como 'carta branca' para se questionar tudo e causar conflitos na sociedade. Ainda mais quando estamos diante de pedido desprovido de fundamentações fáticas e jurídicas", argumentou.

O procurador pediu para instaurar e quantificar o débito advindo da representação e “identificar responsáveis em função do eventual prejuízo causado para a União, haja vista o Supremo Tribunal Federal entender que todo direito é relativo e, portanto, a referida ação poderia caracterizar abuso na proposição de ação judicial”.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!