terça-feira, setembro 27, 2022

Primeiro semestre de 2022 teve dobro de doações de órgãos registradas em 2021 no RN; 800 pessoas esperam transplante

Somente no primeiro semestre de 2022, o Rio Grande do Norte teve o dobro de doações de órgãos registradas ao longo de todo o ano de 2021, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública.


RN registrou mais de 100 doações de órgãos no primeiro semestre de 2022 — Foto: Sesap/Divulgação


A informação foi divulgada pela pasta nesta terça-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos.


Apesar do aumento de doadores, as filas de espera ainda contam com 800 pessoas, no estado.


Segundo a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte, foram realizados mais de 100 procedimentos no primeiro semestre, incluindo o primeiro transplante de coração em dez anos. A maior parte dos procedimentos foi de transplante de córnea.


27 transplantes de rins

82 transplantes de córnea

70 transplantes de medula óssea

três transplantes de pele

um transplante de coração.

"Estamos avançando no número de transplantes e doações, mas ainda precisamos de mais. Essa data é muito importante para reforçar a necessidade de conscientização sobre salvar vidas. E em breve, pretendemos incluir a possibilidade de transplantes de fígado no RN", afirmou a secretária-adjunta de Saúde Pública, Lyane Ramalho.


Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Rogéria Medeiros, as pessoas nas filas de espera ainda aguardam por doadores de órgãos como rins, córneas, medula e coração.


"Somos o 4º estado do Nordeste em doações, mas seguimos precisando de mais doadores. É importante cada um ter a consciência da importância de doar, falar com a família. Ser um doador é um gesto de vida", disse.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!