quinta-feira, setembro 22, 2022

Brasil ocupa penúltima posição em ranking que mede qualidade da Previdência em 44 países


A Consultoria Natixis Investment analisou as condições de aposentadoria em 44 países – as maiores economias mundiais. Na pesquisa, o Brasil ficou em 43º, ou seja, na penúltima posição. A pesquisa analisou e comparou em todos os países quatro aspectos: saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar material.


O último índice está relacionado a igualdade de renda, renda per capita e desemprego. Neste quesito, o Brasil teve o pior resultado – o que significa que os brasileiros estão longe de ter uma aposentadoria que consiga suprir as necessidades básicas.


Atualmente, mais de 19 milhões de aposentados e pensionistas ganham até um salário mínimo. E, com o baixo poder de compra, está difícil pagar todas as contas.



Sem saber como vai ser o futuro, o conselho de quem estuda a previdência há anos é começar a pensar em outras formas de complementar a renda mensal.


“Para quem está no mercado pretendendo se aposentar mais à frente é muito importante pensar em alternativas de renda para aposentadoria, e não depender exclusivamente da previdência pública, porque ela nunca vai garantir um bom benefício, financeiramente falando”, explica Emerson Costa Lemes, diretor editorial do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.


Aos 84 anos, a dona Orlanda Cassiano da Silva relembra como foram os 30 anos dedicados ao trabalho.


“Eu era oficial de administração e aquele tempo não tinha computador, era a máquina de escrever. Você tinha que fazer tudo perfeito para mandar as publicações que hoje saem no Diário Oficial”, relembra.


Mas a chamada ‘melhor idade’ não é bem como ela imaginava.


“Eu conheço um mundo de gente aposentada e que, até hoje, sofre os problemas, porque você fica na ilusão que você trabalhou anos, deu toda a sua força, mas quando você aposenta não recebe nada e ainda tem os descontos”, lamenta a aposentada.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!