quinta-feira, março 31, 2022

Astronauta dos EUA e dois cosmonautas russos pousam na Terra depois de deixar a Estação Espacial

Um astronauta norte-americano e dois cosmonautas russos desembarcaram no centro do Cazaquistão nesta quarta-feira (30) depois de deixarem a Estação Espacial Internacional a bordo da mesma cápsula, apesar do antagonismo crescente entre Moscou e Washington sobre o conflito na Ucrânia.


A cápsula espacial Soyuz MS-19 levou tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) — Foto: Roscosmos/Divulgação via REUTERS


O voo levava Mark Vande Hei, da Nasa, e os russos Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov. Eles foram para a Estação Espacial Internacional antes da invasão da Ucrânia. A Nasa disse que os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional dos EUA e da Rússia estavam cientes dos eventos na Terra, mas estão trabalhando profissionalmente juntos sem tensão.



Os três tripulantes que retornaram foram substituídos na estação espacial por três cosmonautas que voaram para a órbita em 18 de março, juntando-se aos três colegas americanos restantes de Vande Hei e um astronauta alemão da Agência Espacial Europeia.


Recorde de permanência

Vande Hei, 55, completando sua segunda missão na ISS, registrou um recorde de permanência dos EUA no espaço - 355 dias consecutivos em órbita. Ele superou o recorde anterior de 340 dias estabelecido pelo astronauta Scott Kelly em 2016, segundo a Nasa.


O recorde mundial de permanência mais longa no espaço foi estabelecido pelo cosmonauta russo Valeri Polyakov, que passou mais de 14 meses a bordo da estação espacial Mir, retornando à Terra em 1995.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!