segunda-feira, dezembro 13, 2021

PF conclui que deputado Josimar de Maranhãozinho cometeu peculato em suposto desvio de emendas de saúde

A Polícia Federal concluiu ter provas de que o deputado Josimar de Maranhãozinho (PL-MA) cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e de organização criminosa. Os resultados da investigação foram enviados na última sexta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e estão em sigilo.


Deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) — Foto: Divulgação


Maranhãozinho foi alvo de uma operação da PF em 1 de dezembro em que os policiais apuravam supostos desvios de emendas parlamentares destinas à Saúde no Maranhão. Os agentes encontraram dinheiro em endereços ligados ao deputado, mas o valor não foi divulgado.


A PF concluiu as investigações sobre o deputado na semana passada, informou o jornal O Globo. A TV Globo apurou que os investigadores informaram ao STF que há indícios suficientes de que o parlamentar desviou dinheiro de emendas parlamentares.



Com a conclusão do inquérito pela PF, o ministro Ricardo Lewandowski deve encaminhar a investigação para a Procuradoria-Geral da República avaliar se há elementos para denunciar o deputado ou se é o caso de pedir novas diligências ou arquivar a apuração.


O deputado foi procurado, mas ainda não se manifestou.


No início de dezembro, a revista Crusoé divulgou imagens em que Josimar de Maranhãzinho aparece segurando notas de dinheiro. A TV Globo apurou com polícias que têm acesso às investigações que o vídeo faz parte do inquérito concluído na última semana.


As imagens foram gravadas, segundo a PF, em outubro de 2020, no escritório do deputado, em São Luís (MA). A investigação da PF aponta que o dinheiro que aparece no vídeo é produto de corrupção. O valor que o parlamentar segura em mãos não foi revelado.


Desvio de recursos da saúde

A operação do início de dezembro contra o deputado federal Josimar de Maranhãozinho é um desdobramento de uma investigação que teve início no ano passado. Em dezembro de 2020, policiais federais também cumpriram mandados em endereços ligados ao parlamentar.


A investigação à época apontou que o deputado destinou emendas parlamentares para os municípios do interior do estado do Maranhão, onde tem reduto eleitoral. O dinheiro era direcionado para os Fundos Municipais da Saúde, mas os gestores firmavam contratos fraudulentos com empresas de fachada que pertencem ao parlamentar, mas estariam em nome de “laranjas”, segundo a PF.


Depois, ainda de acordo com a polícia, essas empresas faziam saques e o dinheiro era entregue ao deputado, no seu escritório regional parlamentar em São Luís.


A PF estima que a fraude gerou prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!