segunda-feira, dezembro 13, 2021

Alunos de escolas públicas do RN recebem 'Prêmio Carcará de Audiovisual'

Alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Norte receberam nesta segunda-feira (13), o Prêmio Carcará, dentro do Festival Potiguar de Audiovisual. Os estudantes produziram vídeos contando um pouco sobre a rotina deles nas localidades em que moram.


Alunos da escola públicas no Prêmio Carcará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A solenidade de premiação aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.


Mais de 180 vídeos foram inscritos no festival, que tem o objetivo de incentivar os alunos a registrarem a realidade nas escolas. Cada vídeo foi produzido por um grupo de três alunos, totalizando mais de 560 estudantes, de todas as regiões do estado, inseridos no Festival.



As três melhores produções escolhidas pela comissão de seleção receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 3 mil reais, sendo R$ 1 mil para cada participante do grupo.


Participaram do evento, alunos e professores de várias cidades do estado, que concorreram ao prêmio. A orquestra Filarmônica de Jucurutu, composta por 50 alunos da rede pública, também se apresentou durante o evento.


Premio Carcará — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Os professores participaram das produções fazendo o trabalho de orientação durante a realização dos vídeos.


“Tudo isso nos surpreendeu de forma bastante positiva. Quando lançamos o prêmio, a gente não imaginava que ia contar com essa participação massiva, a adesão e engajamento de tantos professores e alunos de todas as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura”, disse Raimundo Melo, coordenador da iniciativa.


Ao todo, 60 alunos, divididos em 20 equipes, foram selecionados pelo prêmio e receberam o certificado de participação, camiseta do projeto e uma capacitação na área do audiovisual.


As 20 equipes selecionadas irão produzir uma série de 4 documentários sobre o patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte, com foco na literatura de cordel, escultura e danças populares.


Todo o material audiovisual que concorreu ao prêmio e os documentários produzidos pela oficina vão ficar disponíveis na internet para a divulgação do trabalho dos novos realizadores audiovisuais do estado.


O Prêmio Carcará e o Festival Potiguar Audiovisual é um projeto realizado que conta com incentivos da leis Aldir Blanc e Câmara Cascudo.


Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!