quinta-feira, outubro 07, 2021

Ex-estagiária do Supremo depõe à PF por suspeita de ser informante de blogueiro bolsonarista



A Polícia Federal ouviu na tarde desta quinta-feira (7) em Brasília Tatiana Marques de Oliveira Garcia Bressan por suspeita de que ela tenha atuado como informante do blogueiro bolsonarista Allan do Santos quando estagiava no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).


O depoimento durou cerca de duas horas. Conforme informou a colunista do g1 Julia Duailibi, foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito que apura ameaças a ministros do STF e a disseminação de fake news nas redes sociais. Allan dos Santos é investigado no inquérito.


No depoimento, Tatiana Bressan negou que fosse informante do blogueiro e disse que o conhecia por meio das redes sociais e encontros casuais. Ela afirmou que entrou em contato com Allan dos Santos em busca de auxílio para obter um emprego no gabinete da deputada Bia Kicis (PSL-DF), aliada do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela, a motivação em contar que fazia estágio no gabinete do ministro Lewandowski era demonstrar que estava "atuante".


Agora, o ministro Alexandre de Moraes analisará o depoimento antes de decidir qual será a condição de Tatiana Bressan nos inquéritos relatados por ele. O processo não tem data para ser concluído.


Em nota divulgada nesta quinta, a Polícia Federal informou que, além do depoimento da estagiária, cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido por Moraes. O mandado foi cumprido em um endereço de Tatiana Bressan.


"O procedimento tem como objetivo investigar crimes praticados mediante a propagação de notícias falsas, denunciações caluniosas, ameaças e infrações que podem configurar calúnia, difamação e injúria contra os membros da Suprema Corte e seus familiares", informou a PF.


Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", Tatiana Bressan estagiou no gabinete de Lewandowski antes da abertura do inquérito no qual Allan dos Santos é investigado. Ao jornal, ela negou que tivesse sido "informante" de Allan dos Santos.


Diálogos

Material obtido pela Polícia Federal mostra trocas de mensagens entre a estagiária e Allan dos Santos, segundo revelou a "Folha de S.Paulo". Leia trechos:


Informante - "Fique como nossa informante lá", disse o blogueiro, ao que a estagiária respondeu: "Será uma honra. Estou lá kkk".


Decisões do STF - "O que vi de mais espantoso é que realmente eles decidem o que querem e como querem. Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga pro ministro", diz a estagiária.


Convite para almoço - "Quando vc vier aqui em BSB me liga por favor! Pra gente se ver, ir almoçar!", propõe Tatiana Bressan.



General Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército - "Quando ele liga, o Lewandowski o atende prontamente. Dizem por lá q o pedido de suspensão de liminar feito pelo partido NOVO foi combinado a pedido do Fux e Toffoli. Vc sabe que o Villas Boas botou um general pra trabalhar junto com o Toffoli na presidência, né?", diz a estagiária ao blogueiro.


Ministro Dias Toffoli - "Sim. Todos atentos: 'Agora temos um general na presidência'! kkk Inclusive Toffoli [ministro Dias Toffoli, então presidente do STF] nem fala mais em ditadura de 64. Fala em 'movimento de 64'."


Luiz Inácio Lula da Silva - "Tem uma coisa Allan, mas acho q vc ja sabe... tenho pra mim q quem soltará o Lula será o Lewandowski porque com a última decisão nos autos da reclamação q a defesa ajuizou em nome do próprio lula, pedindo q ele pudesse conceder entrevista p/ quem quisesse)..... como esse decisão foi a primeira envolvendo a execução da pena do lula, tornou o Lewa prevento para futuras decisões envolvendo a execução da pena dele."


Rede social - "Não estou atuando no meu perfil do twitter pq meu chefe disse que não posso falar de política a não ser estando fora do STF, então estou nesse perfil aqui - @visittabb lá no twitter pq não aguento! Kkkkk."


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!