quinta-feira, setembro 09, 2021

Sesap distribui primeiras doses de vacinas contra a Covid destinadas exclusivamente a adolescentes no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, a partir desta sexta-feira (10), a primeira carga de vacinas contra a Covid-19 para atender os adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Norte.


Sesap distribui primeiras doses de vacinas contra a Covid destinadas exclusivamente a adolescentes no RN — Foto: Divulgação/Sesap


Os jovens serão imunizados com doses da Pfizer. O primeiro lote que será entregue aos municípios desembarcou em solo potiguar nesta quinta-feira (9), com 19.890 unidades.


Como o quantitativo não é suficiente para atender todo o novo público a ser vacinado, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne Sesap e municipios potiguares, decidiu dar prioridade aos adolescentes com comorbidades e deficiências, de forma decrescente dentro da faixa etária.

A medida segue a orientação do Plano Nacional de Imunizações (PNI), apontada desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.


Com isso, os municípios que tiverem doses à disposição poderão dar início ao processo de imunização dos adolescentes.


A Comissão também definiu regras para o escalonamento para a aplicação da dose de reforço nos idosos, planejada para começar no próximo dia 15. A partir do quantitativo de vacinas a ser entregue pelo Ministério da Saúde, os municípios deverão priorizar os idosos acamados, depois seguir por idade até chegar aos 70 anos.



Distribuição de novas doses

Junto ao lote de Pfizer para os adolescentes, a Sesap também vai distribuir 34.200 doses de Coronavac/Butantan, que devem chegar ao RN ainda nesta quinta-feira, durante a tarde. As unidades devem ser divididas por igual entre primeira e segunda doses.


O lote não faz parte da carga que está bloqueada pelo Ministério da Saúde para inspeção.


Com essas novas unidades, o RN totaliza 54.090 doses recebidas nesta quinta-feira.


Dados da plataforma RN Mais Vacina apontam que cerca de 2,1 milhões de potiguares tomaram ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, representando 81% dos adultos. Com dose única ou as duas doses, a fração é de 39% da população adulta (1.054.949 pessoas). O total de doses aplicadas e registradas pelos municípios na plataforma é de 3,2 milhões.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!