quinta-feira, setembro 16, 2021

Sesap confirma mais 27 casos da variante delta no RN



A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou nesta terça-feira (14) mais 27 casos da variante delta no Rio Grande do Norte. Com isso, são pelo menos 34 casos confirmados no Estado.


De acordo com a Sesap, foram enviadas 34 amostras no início de setembro à Fiocruz, Destas, 28 foram analisadas e 27 foram identificadas como sendo da variante delta. Os resultados referem-se a amostras coletadas no mês de agosto e são de pacientes dos seguintes municípios:


6 de São José do Mipibu,

4 de Parnamirim,

4 de Equador,

3 de São Gonçalo do Amarante,

3 de Nísia Floresta,

2 de Natal,

1 de Extremoz,

1 de Canguaretama,

1 de Jucurutu,

1 de Santa Cruz,

1 de Macaíba.

O relatório das análises foi recebido no início da tarde desta terça-feira (14) através do Lacen, referência estadual no diagnóstico de COVID-19 e responsável pelo envio das amostras.


Delta no RN

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou os dois primeiros casos da variante delta no RN no dia 24 de agosto em duas pacientes de Natal.


O terceiro caso foi identificado no dia 27 de agosto. O paciente, do sexo masculino, tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados.



No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou a transmissão comunitária da variante delta na capital.


Já nesta segunda-feira (13), o Instituto de Medicina Tropical da UFRN confirmou quatro casos da variante delta em Mossoró.


Alerta

Diante do aumento do número de casos da variante delta no estado, a Sesap reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias e da importância de completar o esquema vacinal. A variante identificada está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão.


As equipes do setor de vigilância epidemiológica da Sesap seguem trabalhando no rastreio dos casos e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!