quinta-feira, setembro 16, 2021

Avião da Latam bate em pássaro e aborta decolagem no Aeroporto de Congonhas, em SP

Um voo da Latam Airlines abortou a decolagem na manhã desta quinta-feira (16) em São Paulo após colidir contra um pássaro no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista.


O Airbus faria o voo LA 3415, com destino a Fortaleza, no Ceará, e colidiu contra um pássaro quando ainda realizava o procedimento de decolagem, ainda em solo, informou a companhia aérea. O incidente ocorreu por volta das 11h10.


Informações iniciais apontam que a ave colidiu contra o motor da aeronave, que perdeu potência. Não houve explosão, mas danos no motor, que ainda passará por perícia.


Conforme a Latam, o incidente ocorreu quando a aeronave ainda estava em solo e os passageiros foram trocados de aeronave "em completa segurança". "A aeronave foi trocada e o voo seguiu viagem às 12h40", informou a companhia aérea.


Passageiros filmaram a tripulação informando sobre o incidente (veja vídeo acima). Nas imagens, é possível ver os passageiros sentados e os atendentes alertando que um pássaro havia colidido contra a aeronave, que seria trocada.


"A empresa lamenta o ocorrido e esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros. A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura", informou em nota a Latam.


Fazendo upload: 738197 de 738197 bytes.
Passageiros trocam de aeronave após colisão de pássaro com turbina — Foto: Arquivo Pessoal


Dados do sistema da Aeronáutica disponíveis publicamente apontam que, nos últimos 10 anos, pelo menos 13 incidentes de médio ou grave porte foram relatados de colisão entre pássaros e aeronaves no aeroporto de Congonhas. O último deles ocorreu em março deste ano e envolvendo uma aeronave particular que decolava do aeródromo.


Em nota ao G1, a Infraero informou que, durante vistoria realizada pela equipe do aeroporto "não foram identificados vestígios de animal (avifauna) colidido". Segundo a entidade, Congonhas possui um "Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna" com diferentes ações para eliminação de focos atrativos de animais.


Já a Aeronáutica informou que o caso é investigado.


Essas ações são compartilhadas com toda comunidade aeroportuária, segundo o nível de atuação de cada elo, uma vez que se trata de um tema de interesse da segurança operacional.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!