terça-feira, agosto 10, 2021

Desfile de blindados foi organizado para intimidar o Judiciário e o Legislativo, admitem assessores presidenciais



O desfile de blindados militares nesta terça-feira (10) foi organizado pelo Ministério da Defesa e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro para intimidar o Judiciário e o Legislativo e tentar passar uma demonstração de força neste momento em que o governo está na defensiva, segundo admitiram ao blog assessores do próprio presidente da República.


Em conversas reservadas, auxiliares de Bolsonaro disseram ao blog que a ideia do evento partiu do Comando da Marinha e foi encampada pelo Ministério da Defesa,. A pasta levou a proposta ao presidente da República, que deu aval para a realização do desfile.


O objetivo seria passar a mensagem, segundo esses assessores, de que o presidente conta com o apoio das Forças Armadas num momento em que ataca o Judiciário.


Os exercícios militares da Marinha na cidade de Formosa (GO), próxima de Brasília, ocorrem desde 1988, mas até então nunca havia acontecido um desfile dos carros e blindados da Marinha na Esplanada dos Ministérios. E também nenhum presidente havia recebido na rampa o convite para assistir os exercícios, que começam a partir de 16 de agosto.


Ministros pegos de surpresa

Dentro do governo, a realização do evento pegou de surpresa alguns ministros, que classificaram o desfile de “inconveniente”, ainda mais no dia em que a Câmara dos Deputados vai analisar a Proposta de Emenda Constitucional que cria o voto impresso nas urnas eletrônicas, uma bandeira defendida por Bolsonaro e criticada pelo Judiciário.


Aliados de Bolsonaro chegaram a discutir a possibilidade de levar até ele o pedido para que o evento fosse cancelado, mas isso acabou não acontecendo diante do “entusiasmo” manifestado pelo presidente e ministros militares com a realização do desfile.


Em relação à realização do evento no mesmo dia da votação da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, a equipe presidencial garante que foi uma coincidência. Mas, como relataram ao blog assessores presidenciais, o desejo era mesmo o de passar uma mensagem de intimidação para o Judiciário.


Militares da ativa avaliam, porém, que se foi uma tentativa de fazer uma demonstração de força, na verdade mostra a fraqueza do governo neste momento em que sua reprovação está em alta.


Fonte: Blog do Valdo Cruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!