segunda-feira, julho 19, 2021

Secretaria de Saúde registra aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no RN

Em duas semanas, o Rio Grande do Norte praticamente dobrou o número de casos de chikungunya confirmados longo de 2021. Até 19 de junho, o estado tinha 246 casos confirmados, que saltaram para 494 em 3 de julho. As notificações de casos suspeitos cresceram 15% no período.


Fazendo upload: 371712 de 580698 bytes.
RN tem aumento de notificações de dengue, zika e chikungunya, diz Sesap — Foto: Divulgação


Já os casos confirmados de zika cresceram 42,8% no período e as notificações foram ampliadas em 23%. No caso da dengue, entre um boletim epidemiológico e outro, houve aumento de 26% nos casos confirmados e 15,4% nas notificações, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


O último relatório epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte foi divulgado nesta segunda-feira (19).


“Começamos a perceber através do sistema de notificação um crescente aumento das notificações das arboviroses no Rio Grande do Norte. Os profissionais de saúde têm se mostrado mais sensíveis em relação a esses agravos nesse momento. Temos percebido um aumento discreto das notificações”, explicou Débora Mayara, coordenadora do Núcleo de Arboviroses do Estado.


A Sesap alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial.


“Continuamos trabalhando e reforçando a importância da prevenção, como manter as caixas d´água bem fechadas, de não acumular lixos e pneus em quintais, e que as plantas estejam em vasos com areia para não serem local de criadouros”, reforçou a coordenadora.


Dengue

Ao longo de ano, o estado notificou 3.512 casos suspeitos de dengue no RN até 3 de julho. Um óbito foi registrado, justamente na última semana epidemiológica.


Até o dia 19 de junho, o estado havia registrado 418 casos confirmados de dengue. Duas semanas depois, em 3 de julho, o número havia saltado para 528 casos.


Chikungunya

Na chikungunya, foram 3.573 casos da doença notificados até 3 de julho, sendo 494 confirmados. Nesse período epidemiológico, não foi confirmado nenhum óbito pela doença.


No relatório anterior, eram 478 notificações e 248 casos confirmados de chikungunya a menos.


Zika

Já com relação ao zika vírus, foram notificados 294 casos, sendo 47 em gestantes. O total de casos confirmados pela doença é de 40 e nenhum óbito foi confirmado.


Com relação a Semana Epidemiológica encerrada em junho, o mês de julho registrou 55 notificações e 12 casos confirmados a mais.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!