segunda-feira, julho 19, 2021

Dois fugitivos da Penitenciária de Alcaçuz são recapturados em Natal

Dois dos 12 presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz na madrugada do sábado passado (17) foram recapturados nesta segunda-feira (19). A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).


Fugitivos de Alcaçuz foram recapturados em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os recapturados, segundo a pasta, foram Henrique de Oliveira Souza e Cleyton Marques de Mendonça.


De acordo com a Polícia Militar, os apenados foram detidos no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Leste de Natal, e estavam com três armas: uma ponto 40 e duas 380.


Henrique e Cleiton estavam entre os 12 presos que fugiram do maior complexo penal do Rio Grande do Norte no sábado. Os outros 10 seguem sendo procurados, segundo a Seap - a investigação da fuga está com a Delegacia de Nísia Floresta.


Fazendo upload: 1020862 de 1020862 bytes.
Penitenciária de Alcaçuz — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Fuga em Alcaçuz

Doze presos fugiram da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no sábado (17). Essa foi a primeira fuga na unidade prisional em três anos. .


Segundo a Seap, os presos fugiram pelo sistema de ventilação da cela, que fica no banheiro. Eles aumentaram o tamanho da abertura com um vergalhão da cama.


Fazendo upload: 16375 de 1104083 bytes.
Penitenciária de Alcaçuz em Nísia Floresta, Grande Natal, RN, Rio Grande do Norte — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


Já do lado de fora da cela, os presos usaram uma teresa (corda feita de lençóis amarrados) para passar pela muralha da penitenciária. De acordo com a secretaria, os fugitivos são todos da cela 9 da ala A do Pavilhão 4. Ao todo, a cela tinha 22 detentos - 10 deles não fugiram.


Após a fuga, a Sesap suspendeu as visitas na penitenciária. No domingo, um preso também tentou iniciar um motim durante a revista nas celas e foi atingido por uma bala de borracha de um policial penal.


A Seap informou que o Pavilhão 4 abrigava 738 presos antes da fuga e que, no total, a Penitenciária de Alcaçuz tinha 1.649 presos.


Os fugitivos

A Secretaria de Administração Penitenciária divulgou os nomes e as fotografias dos 12 fugitivos. Dois deles foram recapturados.


O número de telefone do disque-denúncia da Seap é (84) 9 8105-1532.


Alziro Tony da Silva

Antônio Marcos Sena da Silva

Cleyton Marques de Mendonça (recapturado)

Francisco Alef Guedes de Lima

Francisco Damião Virgínio de Oliveira

Francisco Eliomar Faustino Junior

Francisco Ray Pereira da Costa

Genilson Silva de Andrade

Henrique de Oliveira Souza (recapturado)

Ivanaldo Sales da Silva

Max Soares da Silva

Osvanildo Maria da Silva


Três anos sem fuga

A última fuga no presídio havia sido em fevereiro de 2018, quando Francisco Carlos dos Santos, de 34 anos, que era considerado um preso de "confiança", escapou. Ele era qualificado para trabalhar na cozinha e como auxiliar de serviços gerais e foi recapturado no mesmo dia em Parnamirim, a cerca de 15 km.



Antes do caso de 2018, a última fuga havia sido em janeiro de 2017 durante a rebelião que culminou com a morte de 26 detentos. Daquela vez, o governo confirmou que 56 pessoas fugiram de Alcaçuz.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!