quinta-feira, junho 17, 2021

Estagiária que aplicou 'vacina de vento' em Sorocaba pede desculpa pelo erro: 'Abalada'

A estudante do curso técnico de enfermagem que não aplicou a vacina da Covid-19 corretamente em uma moradora de Sorocaba (SP) durante seu estágio supervisionado afirmou ao G1 que está abalada com a situação e que reconhece a falha cometida na segunda-feira (14).


Psicóloga Laura da Silva Santos descobriu ao ver vídeo que imunizante da vacina da Covid não foi aplicado — Foto: Arquivo Pessoal


O erro foi constatado depois que a psicóloga Laura da Silva Santos Alves foi ver o vídeo que sua mãe gravou do momento tão aguardado da imunização. Logo, Laura percebeu que tinha sido vítima da chamada "vacina de vento".


"Lamento a falha ocorrida, mas foi rapidamente resolvida. Estou em estágio supervisionado, e acontece que algumas seringas são mais duras, o que me deixou insegura e nervosa. Estou muito abalada com o ocorrido e principalmente com a repercussão negativa", escreveu em nota.


No vídeo é possível ver que a funcionária da saúde coloca a agulha, puxa o êmbolo para cima e tira a agulha em seguida, sem injetar o imunizante


A aluna, que prefere não ser identificada, contou que chegou a sofrer ameaças após a repercussão do caso, registrado em um shopping da cidade que serviu de local para a imunização.


A estudante reiterou um pedido de desculpas e disse que não tinha a intenção de prejudicar ninguém.


"Os profissionais que acompanham a vacinação são dedicados e sérios. Estou sofrendo ameaças, mas lembro que todos estamos sujeitos a falhas, especialmente no período de estágio. Como demonstra o vídeo, mostrei a seringa à munícipe e ambas não reparamos imediatamente que não havia sido injetado o imunizante. Novamente me desculpo pela falha, destacando que não houve a intenção e reitero que não houve qualquer dano."


Após contatada a falha, Laura foi corretamente vacinada.


O que diz o instituto

Em nota, o Instituto Politécnico de Enfermagem Irmã Dulce ressaltou que a aluna está em fase de prática de estágio supervisionado e que o erro foi constatado rapidamente.


"Ambas, estagiária e munícipe, mesmo conferindo, no momento não identificaram que o líquido ainda constava na seringa, prosseguindo com os procedimentos de encerramento da vacinação. Instantes depois, com a conferência e monitoramento da professora responsável, a docente enfermeira Laidi Cornelio, foi constatado e percebido tal erro, que o líquido ainda estava na seringa. A aluna imediatamente foi orientada sobre o erro no procedimento. A professora responsável, bem como a equipe de vacinação, ainda tentaram em tempo falar com a cidadã, porém a mesma já havia saído do local de vacinação."


Ainda de acordo com o instituto, a falha foi informada para a paciente assim que ela retornou ao ponto de vacinação.


"Quando a munícipe retornou ao ponto de vacinação, o ato falho foi explicado a ela por todos os responsáveis envolvidos, com o intuito de fazer compreender que o erro ocorreu, porém jamais de maneira proposital ou com má intenção. Na sequência, a mesma foi vacinada imediatamente, da maneira correta, tentando assim contornar o problema causado a munícipe", diz outro trecho da nota.


"Como de direito, e comum a praticamente todas as pessoas que estão indo tomar a vacina, as pessoas têm filmado e fotografado o evento, considerando que este é um marco e retrata o avanço da ciência e do SUS, para todo povo brasileiro. Graças a este procedimento, foi possível constatar o erro, identificar a necessidade de aumentar o monitoramento, focando em reforçar as orientações e melhoria no atendimento ao público."


Comemoração e euforia

Em um post nas redes sociais, a psicóloga Laura chegou a comemorar a aplicação da vacina. "Chegou meu dia! Vacinada", escreveu. Mas a euforia durou pouco. Logo depois de postar a foto com a carteirinha de vacinação nas redes sociais, ela foi ver o vídeo do momento e percebeu o erro.


Psicóloga comemora vacina contra a Covid, mas descobre ao ver vídeo que imunizante não foi aplicado — Foto: Arquivo pessoal


Além de não aplicar a vacina, a funcionária também erro a grafia do nome do imunizante na carteirinha de vacinação e ao orientar a paciente. "É a 'Astragênica', tá? Pode ser que dê algum tipo de reação", disse ela a Laura.


Ao G1, Laura disse que se sentiu enganada. “Foi como um ‘balde de água fria’, pois estava extremamente ansiosa para a vacina, tanto que o intuito de gravar era por estar feliz."


Após perceber que a dose não havia sido aplicada, a psicóloga retornou ao local para reclamar, mas soube que a responsável pela aplicação já não estava mais no local.


Ela conversou, então, com a supervisora da profissional para explicar o que aconteceu. “Me pediram desculpas e aplicaram a dose. Uma das responsáveis me mostrou a seringa vazia informando que realmente aplicou e falou que iam reforçar isso com os alunos."


Psicóloga comemora vacina contra a Covid, mas descobre em vídeo que imunizante não foi aplicado — Foto: Reprodução


O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que houve uma falha na aplicação e que a Corregedoria Geral do Município (COR) vai intervir na investigação em uma ação para profissionais da Saúde.


Segundo o texto, um processo de apuração foi aberto para verificar qual foi o motivo do erro na aplicação. A escola técnica também foi notificada para apurar o caso, informou a prefeitura.


Moradores que desconfiarem que não receberam a vacina da maneira correta devem fazer uma reclamação por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!