quarta-feira, maio 12, 2021

Pessoas formam fila de madrugada em busca de atendimento na Secretaria de Educação do RN

Dezenas de pessoas formaram uma fila desde a madrugada desta quarta-feira (12), na frente da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, em Natal, em busca da homologação de certificados de conclusão do Ensino Médio e de ensino técnico. Porém, elas foram informadas que apenas 20 fichas seriam distribuídas.


Pessoas formam fila e encaram sol em busca de homologação de certificados na Secretaria Estadual de Educação do RN — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


O atendimento no local só acontece dias de segunda e quarta-feira, das 8h às 12h e 20 fichas são distribuídas por dia.


Fila formada na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte por pessoas em busca de homologação de certificados. — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Ana Derlly, de 21 anos, que mora em São Bento do Trairi, chegou às 3h20 para tentar homologar o certificado de conclusão de curso. Ela foi a primeira da fila. "Eu busco a homologação sair para ir ao Coren (Conselho Regional de Enfermagem) com a documentação autorizada", disse. Ela foi atendida pouco após às 8h.


Natália Menezes chegou às 5h10 e tentava a homologação pela segunda vez. Ela afirma que também tentou realizar o atendimento pela internet, mas não conseguiu.


Pessoas buscam homologação de certificados na Secretaria Estadual de Educação do RN, mas apenas 20 fichas foram distribuídas — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Ingrid Dantas, de 22 anos, foi ao local com o filho de um ano e dois meses, porque não tinha com quem deixar a criança. "Estou precisando trabalhar como técnica, mas está essa precariedade", lamentou.


O tipo de atendimento buscado por essas pessoas é um dos mais tradicionais ofertados pela Secretaria de Educação, que homologa certificados de todas as redes que não têm sistema próprio de ensino.


Primeira pessoa chegou na fila às 3h20 desta quarta-feira (12) na Secretaria Estadual de Educação — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


A secretaria reconhece certificados de conclusão de ensinos fundamental e médio, de cursos profissionalizantes, valida históricos e certificados de outros países e faz documentação dos alunos que são oriundos de escolas extintas.



Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que o serviço não foi suspenso com a pandemia e, mesmo com a limitação de fichas, "nenhum cidadão vai ficar sem" a homologação. No local, o público era informado que haveria um agendamento.


Fazendo upload: 245625 de 1523771 bytes.
Pessoas aguardam atendimento na Secretaria de Educação do RN — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


"Trata-se de uma demanda que tem variações durante o ano, com busca maior no primeiro semestre por ser período de ingresso em universidades. Mesmo com a limitação das fichas, nenhum cidadão que necessite da homologação ficará sem. Logo mais às 9h haverá uma reunião para discutir a ampliação e otimização deste atendimento para que já tenhamos uma normalização na próxima semana", afirmou a pasta, em nota.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!