terça-feira, abril 20, 2021

Sesap diz que vacinas acabaram em Natal por 'erro do município' e avalia ceder reserva técnica para aplicação de 2ª dose da CoronaVac

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) confirmou nesta terça-feira (20) que avalia ceder parte da reserva técnica determinada pelo Ministério da Saúde ao município de Natal para aplicação da segunda dose da CoronaVac em idosos e profissionais de saúde que estão dentro do prazo da aplicação e ainda não conseguiram o imunizante.


Dose vacina CoronaVac (Arquivo) — Foto: Júnior Santos


Natal suspendeu pela segunda vez a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 por falta de doses, nesta segunda-feira (19). O estado atribuiu o problema na capital a "erro do município", que não teria seguido as orientações técnicas, e afirmou que não houve falta de segunda dose da vacina nos outros municípios do estado.


A segunda dose da vacina contra Covid-19 precisa ser aplicada entre o 14º e o 28º dia após a primeira dose e, segundo especialistas, o ideal é que ela ocorra entre o 21º e o 28º dia.


"A Sesap está discutindo com a Câmara Técnica de Vacinação a possibilidade de disponibilizar parte da reserva técnica para Natal, para não deixar idosos e profissionais de saúde sem completar o esquema vacinal por erro do município", informou.


Capital usou doses para primeira aplicação

A Sesap afirmou distribuiu todas as doses entregues pelo Ministério da Saúde aos municípios e disse que o município de Natal usou parte das doses que o Ministério da Saúde orientou que fossem destinadas exclusivamente à segunda dose (D2) para vacinar pessoas com a primeira dose (D1). Dessa forma, a cada nova remessa recebida pelo município há uma lacuna.


"Não há registro de problema similar em outros municípios do Rio Grande do Norte. O município de Natal não seguiu as orientações da Nota Informativa nº 15 que, de forma clara e objetiva, deu conhecimento que o maior volume de doses recebidas naquele momento destinava-se à D2. Utilizá-las como D1 acarretaria, inevitavelmente, este problema", afirmou a pasta.


Na nota informativa publicada no dia 2 de abril, a Sesap informava que não teria como autorizar o uso das doses enviadas na data de hoje como D2 para uso como D1 "para própria segurança do usuário que realizou a primeira dose e que precisará ter assegurada sua segunda dose, bem como para a segurança dos gestores que poderão ser responsabilizados caso façam uso da D2 como D1, e que diante da aproximação do período de realização da D2 não possa fazê-la por indisponibilidade do insumo".


Em entrevista ao RN1, da Inter TV Cabugi no dia 14 de abril, Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância Sanitária de Natal, confirmou que a Secretaria Municipal usou doses que deveriam ser para segunda dose como primeira dose, por causa da demanda de pessoas que procuravam o atendimento. De acordo com ela, o número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde era insuficiente para atender todos os grupos anunciados.


"Natal não costuma armazenar doses quando existe uma busca muito grande da população, principalmente naquele grupo que já foi anunciado de redução de faixa etária. O Ministério da Saúde encaminhou doses para gente reduzir a faixa etária, encaminhou número insuficiente para reduzir essa faixa, e a busca da população não pode ser negada no momento em que ela está com o direito de receber o imunobiológico, naquele momento, naquela faixa etária dita pelo Ministério da Saúde e pelas autoridades do estado. A secretaria tem seguido essa redução de acordo com o estabelecido pelas notas técnicas e infelizmente o número de doses não chega suficiente e a gente não pode negar esse acesso à população", declarou. 


Em nota, enviada nesta terça-feira (20), a pasta afirmou que "sempre que a capital inicia uma faixa etária de vacinação contra a Covid-19 é garantido que todo público correspondente seja vacinado".


"Porém, Natal tem recebido um quantitativo de doses insuficientes que não corresponde à realidade de sua população. Por falta de doses a capital não está avançando na faixa etária, tanto é que desde do dia 10 de abril foi aberta a vacinação para idosos de 63 anos e até este momento continuamos vacinando esse mesmo público. A SMS Natal mais uma vez comunica que assim que receber novas doses da Coronavac do Ministério da Saúde irá retomar a vacinação da segunda dose deste imunizante", informou.


Reserva técnica

O governo do estado ainda afirmou que não mantém estoque de imunizantes destinados à segunda dose, especialmente na 7ª Regional de Saúde, na região metropolitana de Natal. "Há, em estoque, apenas a reserva técnica, assim como orienta o Ministério da Saúde", informou. A reserva técnica é um volume de vacinas armazenadas para substituir doses em casos de perdas ou extravios de doses enviadas aos municípios.


Falta de doses

A Prefeitura de Natal suspendeu a aplicação da vacina CoronaVac ainda na manhã desta segunda-feira (19), três dias após receber um novo carregamento de vacinas.



Em nota, a SMS informou que na sexta-feira (16) Natal recebeu 10.560 doses da vacina Coronavac para serem utilizadas na segunda dose e que foram aplicadas mais de 9 mil doses durante o fim de semana.


As 920 doses restantes foram distribuídas entre os pontos de vacinação nesta segunda (19) e acabaram logo no início da manhã. A SMS já havia suspendido a aplicação da Coronavac em Natal no dia 12 de abril por falta de doses.


A vacinação de primeira dose para idosos a partir de 63 anos ou segunda dose com imunizante da Oxford continua disponíveis.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!