quarta-feira, março 24, 2021

Inspetores da Itália encontram estoque de 29 milhões de vacinas da AstraZeneca em fábrica; empresa diz que doses são do programa Covax

Cerca de 29 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram encontradas em uma inspeção em uma fábrica na Itália no último fim de semana, disse, nesta quarta-feira (24) um representante do governo da França. Ainda há investigação para saber se as doses seriam exportadas.


Foto de 21 de março de 2021 mostra uma ampola e seringas da vacina de Oxforx/AstraZeneca contra a Covid-19 — Foto: Alberto Pezzali/AP


A AstraZeneca afirmou que esse estoque tem como destino as doações aos países pobres que integram o programa Covax, que é capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A notícia sobre as doses no pátio de uma fábrica na cidade de Anagni, perto de Roma, foi publicada inicialmente pelo jornal "La Stampa".



De acordo com o texto, autoridades italianas encontraram as vacinas depois de um pedido da Comissão Europeia.


A União Europeia e a AstraZeneca estão em um momento de relação difícil.


A empresa diminuiu a previsão de vacinas que serão destinadas ao bloco. O Reino Unido também pretende receber uma quantidade maior de vacinas.


A Comissão Europeia não quis comentar sobre as doses na fábrica de Anagni.


A fábrica de Anagni é responsável pelo engarrafamento produzidas na fábrica de uma empresa chamada Halix, que foi subcontratada pela AstraZeneca para a manufatura.


A fábrica de vacinas dessa Halix está listada no contrato que a AstraZeneca assinou com a União Europeia em agosto, como uma das que iriam produzir para fornecer para o próprio bloco.


No entanto, a fábrica da Halix ainda não foi aprovada pela União Europeia, pois a AstraZeneca não enviou dados suficientes para o regulador de medicamentos do bloco. As vacinas produzidas lá não podem ser usadas até que essa aprovação seja recebida.


Não está claro por que a AstraZeneca não solicitou a aprovação para a fábrica logo no começo da pandemia. A farmacêutica anglo-sueca não quis comentar sobre isso.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!