terça-feira, dezembro 29, 2020

Número de leitos críticos ocupados por pacientes com covid sobe no RN

A taxa de ocupação para leitos críticos específicos para o tratamento da Covid-19 voltou a romper a casa dos 60% no Rio Grande do Norte. Até o início da noite desta segunda-feira (28), 64,20% dos leitos críticos estavam ocupados. Os dados são retirados da plataforma Regula RN, sistema da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que monitora em tempo real a situação de entradas e saídas de pacientes das unidades hospitalares no Estado.


Créditos: ARQUIVO/TN

Ocupação de leitos críticos voltados ao tratamento específico da covid-19 está acima dos 60%


Segundo o Regula RN, 73 leitos estão disponíveis para novas regulações; 14 bloqueados e oito pacientes estão na fila de espera para um leito crítico. Em relação aos leitos clínicos, o RN conta atualmente com 275 em operação, com 125 deles ocupados (45,45%).


No comparativo com os números da semana passada, é possível reparar um aumento no número de pacientes internados. O crescimento foi superior e a abertura de leitos críticos, que vem sendo feita desde o anúncio da administração pública estadual nas últimas semanas, não foi o suficiente para manter o percentual na casa dos 50%, como vinha se mantendo nos últimos sete dias.


Por exemplo, na última quarta-feira (23), eram 133 pacientes internados em leitos semi-intensivos ou de UTI no RN; no sábado (26), esse número já era de 138 pacientes, enquanto nesta segunda-feira 156 pacientes estavam na mesma condição (23 a mais do que a última quarta e 17 a mais do que o registrado no sábado). Já o número de leitos em operação (correspondente a quantidade de leitos existentes) foi de 238 leitos na quarta e 243  nesta segunda-feira.


O Seridó permanece com a maior taxa percentual de ocupação de leitos, com aumento percentual em relação aos dias que antecederam o Natal. A região apresenta 71,4% de ocupação de leitos de UTI e UCI, abaixo dos 80% apontados como “de risco" pela Sesap, mas acima da casa dos 60%, como se manteve nos últimos dias. Na região metropolitana, a ocupação é de 66,1%, quadro de ligeiro aumento. No Oeste, o índice de ocupação é de 69,6%.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!