segunda-feira, julho 27, 2020

Polícia Federal faz buscas no gabinete da deputada federal Rejane Dias

A Polícia Federal foi à Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (27) para fazer buscas no gabinete da deputada Rejane Dias (PT-PI). Ela é mulher do governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Polícia Federal faz buscas no gabinete da deputada federal Rejane ...

As buscas fazem parte de uma operação que mira irregularidades na área de educação no estado. Segundo a PF, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar.

Também foram alvos de buscas empresas, a Secretaria de Educação do estado e uma casa do irmão da deputada.

Em nota, a deputada Rejane Dias informou que "recebe com tranquilidade os desdobramentos da referida operação" e que está à disposição para esclarecer o caso. Também em nota, o governador disse que as investigações se baseiam em fatos que ocorreram antes de ele assumir o mandato.

Na semana passada, decisão liminar (provisória) do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, barrou buscas da PF no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP).

Toffoli, atendendo a pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), escreveu que a ordem do juiz da primeira instância, que autorizou as buscas, era muito abrangente e que poderia ser recolhido material da atividade parlamentar, sem relação com as investigações.

As buscas no gabinete de Rejane Dias foram determinadas pelo juiz de primeira instância, que submeteu o caso para o Supremo, por se tratar de uma deputada. A ministra Rosa Weber entendeu que os fatos investigados são anteriores ao mandato, por isso não caberia o foro privilegiado. Weber devolveu a decisão para a primeira instância.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!