sexta-feira, julho 10, 2020

Ministério da Saúde muda diretriz e orienta procura médica a partir de sintomas iniciais da Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (9) a alteração do protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes procurem um médico --antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves.

Passageiros usam máscara protetora facil ao entrarem em metrô em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli/Reuters
Passageiros usam máscara protetora facil ao entrarem em metrô em São Paulo — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

"Nós aprendemos, ao longo da pandemia, que ao aguardar em casa os pacientes chegam aos hospitais em quadros clínicos mais agravados... O tratamento precoce tem uma resposta mais assertiva, evitando a piora do paciente e diminuindo a necessidade do uso de respiradores", disse o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco.

O Brasil tem verificado um avanço da pandemia pelo interior do país, enquanto o número de infecções diminui nos grandes centros, segundo o ministério. Mais de 96% dos municípios brasileiros já registraram casos da doença, enquanto 51% das cidades tiveram óbitos.


São Paulo segue como o estado mais afetado pela doença, com 349.715 casos e 17.118 mortes. No início deste mês, o governo paulista disse que o estado deve terminar a primeira quinzena com de 18 mil a 23 mil mortes por Covid-19.

Ceará e Rio de Janeiro continuam dividindo o segundo lugar da lista -- o estado nordestino tem mais casos (131.000 infecções, 6.741 mortes), mas o Rio contabilizou mais óbitos (128.324 casos, 11.115 mortes).

Ainda de acordo com o ministério, o país possui 1.054.043 pacientes recuperados da doença e 632.552 em acompanhamento.

A taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil é de 3,9%.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!