sexta-feira, julho 10, 2020

Goiás é um dos estados que menos fazem testes para Covid-19 no país

Goiás é um dos estados que menos fazem testes para Covid-19 no ...A Organização Mundial da Saúde considera que o Brasil realiza poucos testes de Covid, em relação ao tamanho da população. E a subnotificação de casos é um obstáculo importante no enfrentamento da pandemia.

Uma máquina quebrada processava 300 amostras por dia do PCR, o teste molecular mais eficaz para identificar a presença do coronavírus. Sem o equipamento, mais de mil amostras de pacientes de Goiás tiveram que ser enviadas para análise em São Paulo. A demora em obter o resultado preocupa.

“Eu dava um resultado em três dias e agora pode demorar de sete a dez dias. Esse é um ponto que demora”, explica Flúvia Amorim, superintendente de vigilância em Saúde de Goiás.

Goiás é um dos estados que menos testam a população. Até de 15 junho, foram 6,76 testes para cada mil habitantes. Muito abaixo de Rondônia, o estado que faz mais exames proporcionalmente: 26,97 a cada mil pessoas.

Poucos testes levam à subnotificação no número de casos, o que atrapalha a elaboração de estratégias de combate à doença.

“As pessoas têm a Covid-19 e não sabem que têm e estão indo trabalhar, pegando transporte público. O ideal seria a gente fazer um rastreamento em massa nas pessoas que estão circulando mais”, destaca Erika da Silveira, doutora em Epidemiologia e Saúde Pública.


Em nota, a Secretaria de Saúde de Goiás afirmou que vai ampliar a testagem, em parceria com laboratórios privados. E que o prazo de entrega dos exames analisados em São Paulo vai cair de dez para quatro dias.

Fonte: Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!