quarta-feira, abril 22, 2020

Após 11 anos açude Passagem volta sangrar em Itaú-RN

Abril é mês que tem marcado as cheias no município de Itaú, foi assim em 2013, quando um grande seca tomava conta do nosso sertão e no dia 19 de abril de 2013, uma noite de sexta-feria, a chuva começou por volta das 21:30 e como em um passe de magica ao acordar do dia 20/04/2013 a paisagem era totalmente avessa, para onde a vista alcançasse a água fazia parte da nova história. (Relembre aqui esse momento emocionante).

Sangria açude passagem na madrugada desta quarta (22)

Mesmo com essa cheia o açude Clidenor Regis de Melo (Passagem) não atingiu sua capacidade máxima, faltou pouco, mias não sangrou. A última vez que população itauense teve essa alegria foi à onze anos atrás, no dia 05 de abril de 2008, nessa época o nosso blog não existia, mas registrei esse momento por meio de um vídeo no Youtube que pode ser visto aqui.

Hoje, 22 de abril de 2020 o açude Clidenor Regis de Melo (Passagem) voltou a sangrar, as chuvas que venham se mantendo regular proporcionou o transbordamento do reservatório, com uma semelhança daquele 19 de abril de 2013, uma chuva que começou pouco mais das Zero hora de hoje que perdurou até quase as 6 h da manhã, que também ultrapassou os 100mm como em 2013, a diferença é que o açude já estava com quase toda sua capacidade de água (em 2013 apenas ao pó), e não precisou muito tempo para a alegria do povo de Itaú começar.

Em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o açude será palco de aglomerações, algo que trará dor de cabeça para as autoridades manterem a ordem e o isolamento da sangria, que muitos querem aproveitar.

Nas redes sociais a alegria é a mesma, o compartilhamento de fotos e videos já começou na madrugada, muitos faziam a contagem regressiva que teve iniciou na noite de segunda-feira 20, os céus anunciavam o começo da festa, os raios e trovões assustaram, o curiosos que foram a exatamente 24 horas antes da sangria, era pouco mais das Zero horas desta terça-feira (21), o anunciou trouxe muito medo, muitos que já dormiam acordaram assustados e os que estavam acordado, tiveram o mesmo susto com o barulho do trovão, que anunciava as boas novas para 2020.


Vídeos da Sangria do açude passagem em Itaú-RN
(arquivos rede social)




Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Um comentário:

  1. Obrigado meu Deus, quanto anos eu nao via o açude sangrando, coisa de Deus quando ele quer ele faz,Tudo tem seu tempo, novamente Muito obrigado meu J esus te amo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!