segunda-feira, março 02, 2020

RN tem cinco casos suspeitos para coronavírus e quatro descartados

O Rio Grande do Norte tem cinco casos suspeitos para COVID-19 e outros quatro descartados, totalizando nove notificações. Nenhum caso foi confirmado. A informação consta no segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap), divulgado nesta segunda-feira (2).

Créditos: Alex Regis
Resultado de imagem para RN tem cinco casos suspeitos para coronavírus e quatro descartados
O Hospital Giselda Trigueiro é referência no atendimento e tratamento de possíveis infectados, ao lado do Hospital Maria Alice

De acordo com o boletim, os casos suspeitos tem entre 15 e 59 anos e estão localizados nas cidades de Natal e Parnamirim. Dos cinco suspeitos, quatro deles são na capital potiguar. Dos descartados, três são em Parnamirim e um em Natal.

No tocante aos casos suspeitos, a Sesap aguarda resultados dos exames laboratoriais para chegar a uma conclusão. As amostras estão sendo processadas pelo Laboratório Central do RN (Lacen-RN) e pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. As amostras analisadas no LACEN-RN tem um prazo de até 72 horas e para as amostras analisadas no IEC, o prazo é de até 07 dias. 
"Os referidos pacientes seguem com estado geral bom, em isolamento domiciliar, sendo esta medida a recomendada para casos sem complicações clínicas, conforme Protocolo Clínico Estadual e Nacional", aponta o boletim. 

No boletim anterior enviado pela Sesap, na sexta-feira (28), eram seis casos suspeitos no Estado e outros dois haviam sido descartados após os exames constatarem o vírus Influenza B, o da gripe. 

Segundo as autoridades, um paciente só é classificado como suspeito caso tenha os sintomas da doença e tenha ainda o chamado vínculo epidemiológico, que consiste no contato com uma pessoa que esteve ou mora numa lista de 16 países classificados pela OMS com casos suspeitos.

Protocolo

Desde que os primeiros casos do registro do aparecimento do vírus, a Sesap tem adotado medidas preventivas para a doença. O Comitê de Emergência para Eventos em Saúde no Estado foi reativado com o objetivo de monitorar a chegada do vírus em solo potiguar. 

À época, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado da federação a elaborar um protocolo de fluxo e manejo de pacientes com suspeita ou confirmação de casos de coronavírus. Atualmente, o Hospital Giselda Trigueiro, uma dos principais hospitais especializado em infectologia no RN, está mantendo uma ala específica para tratar esses suspeitos, com 25 leitos, específicos para internamento. Além do Giselda Trigueiro, o Hospital Maria Alice Fernandes, na zona Norte, também está atuando na retaguarda para tratamento de possíveis doentes. 
Como agir

Em caso de uma pessoa apresentar os sintomas do coronavírus, os potiguares podem ligar para três telefones diferentes para darem entrada nas unidades especializadas e fazerem os exames. Esses números são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, da Sesap. 

No entanto, vale salientar que estar com os sintomas da doença não necessariamente significa que o usuário contraiu o vírus. Por isso, autoridades e especialistas tem utilizado o termo “vínculo epidemiológico”, isto é, a pessoa ter tido contato com pessoas dos países afetados ou ter viajado a um dos locais que têm casos confirmados. São eles: China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã, Tailândia, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia.

Os telefones:
(84) 98102-5948 (Whatsapp)
0800 281 2801 (das 7h às 17h)
3232-2801 (das 7h às 18h)

Fonte: Tribuna do Note

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!