segunda-feira, março 02, 2020

Coreia do Norte dispara mísseis no mar, diz Seul

A Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance que caíram no mar, na sua costa leste, nesta segunda-feira (2), retomando os testes após uma pausa de três meses. A informação é de militares da Coreia do Sul.

Pessoas assistem na Coreia do Sul um programa que fala sobre disparo de projeteis feitos pela Coreia do Norte nesta segunda-feira (2)   — Foto: Lee Jin-man/AP
Pessoas assistem na Coreia do Sul um programa que fala sobre disparo de projeteis feitos pela Coreia do Norte nesta segunda-feira (2) — Foto: Lee Jin-man/AP

Os mísseis foram lançados da cidade costeira oriental de Wonsan. Eles percorreram 240 km e atingiram 35 km de altitude, segundo o governo da vizinha Coreia do Sul. A Coreia do Norte já tinha lançado uma série de mísseis da região no passado, mas esse foi o primeiro lançamento desde novembro.

A Coreia do Sul avalia que a ação ameaça a comunidade internacional e, por isso, fez uma videoconferência de emergência com ministros de agências relacionadas para analisar o teste mais recente.

"Os ministros expressaram forte preocupação com a retomada da Coreia do Norte de lançamentos de mísseis de curto alcance. Tais ações são inúteis para os esforços para aliviar as tensões na península coreana e instaram a Coréia do Norte a pará-las", declarou o Estado-Maior sul-coreano em comunicado.

"O exército monitora outros possíveis lançamentos e está preparado", afirmou ainda a nota.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram indefinidamente adiar exercícios militares conjuntos em meio a um crescente surto de coronavírus na Coréia do Sul que infectou soldados de ambos os países. A Coreia do Sul já contabiliza mais de 4 mil casos de coronavírus.

Últimos testes
No fim de 2019, a Coreia do Norte executou uma série de disparos, o último deles em novembro. Em várias ocasiões, Pyongyang anunciou lançamentos de mísseis balísticos ou testes do "sistema de lançamento múltiplo de foguetes teleguiados de grande calibre". Em dezembro, o país também testou um motor.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, anunciou em dezembro o fim da suspensão dos testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais durante uma reunião de altos funcionários do partido único na Coreia do Norte. Também ameaçou exibir uma "nova arma estratégica".

Pyongyang já testou mísseis capazes de atingir o território continental dos Estados Unidos. A Coreia do Norte executou seis testes nucleares, o último deles o de um dispositivo 16 vezes mais potente que a bomba que devastou Hiroshima em 1945, de acordo com algumas estimativas.

Após um período de tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a península coreana registrou momentos de distensão em 2018. Ocorreram reuniões históricas entre Kim e o presidente americano, Donald Trump.

Porém, as negociações sobre o fim do programa nuclear norte-coreano estão paralisadas desde a segunda reunião de cúpula entre os dois governantes, em fevereiro de 2019, em Hanói.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!